Em evento online realizado nesta terça-feira (21), a Avaya anunciou o lançamento do Avaya OneCloud Subscription, um portfólio de soluções de comunicações e colaboração, que usa um modelo de consumo flexível, baseado em um serviço de assinaturas. Esse modelo abrange softwares e hardware, permitindo que as empresas adquiram soluções baseadas na nuvem, com a flexibilidade de uma tarifa mensal e sem a necessidade de investimento inicial.
Essa oferta está disponível para a América Latina, e seu objetivo é atingir um espaço de mercado que estava ocioso, mas, hoje, mais do que nunca, constitui uma necessidade básica para as empresas. De acordo com pesquisa realizada pela IDC América Latina* com companhias da região, 57% dos participantes manifestaram intenção de investir mais na nuvem, e 47% pretendem aplicar recursos preferencialmente em modelos como serviços, como consequência da pandemia da Covid-19.
“Ao falar com nossos parceiros, vimos como a crise causada pela Covid-19 aumentou a necessidade de consumir tecnologia via Opex. E, agora, a Avaya está atendendo a essa exigência”, afirma Rafael Gonçalves, líder de Canais e Distribuição da Avaya Brasil. “Essa oferta foi muito bem aceita por toda a estrutura de canais, pois se alinha ao que o mercado requer por conta de situações de conjuntura e disponibiliza uma solução que permite às empresas migrar para a nuvem, além de trazer valor agregado.”
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Como funciona
Um dos objetivos do Avaya One Cloud Subscription é simplificar contratos, os processos e pagamentos por parte das empresas, facilitando a digitalização de suas soluções. O novo modelo ainda ajuda as empresas a enfrentar brechas de segurança, ter maior flexibilidade entre seus funcionários – principalmente aqueles que trabalham de forma remota – e controlar custos. Segundo a companhia, a partir da nova plataforma, é possível aumentar em até 20% o número de usuários, sem custo adicional. Tudo isso com base em um plano de proteção do investimento e mediante descontos de até 50% em dispositivos.
Nesse formato, as soluções da Avaya podem ser adquiridas por modalidades diferentes de pagamento, seja mediante licença vitalícia, por assinatura ou na nuvem. A assinatura inclui direitos das versões mais recentes dos softwares da Avaya, o que garante flexibilidade para realizar mudanças e atualizações conforme as necessidades, além de pacotes de suporte técnico e a solução de colaboração Avaya Spaces.
“O processo de modernização das empresas traz consigo maior produtividade, clientes mais satisfeitos, colaboradores totalmente comprometidos e um ambiente de trabalho mais saudável”, diz Marcio Rodrigues, presidente da Avaya Brasil. “A intenção da Avaya é estar cada vez mais focada em capacitar os usuários com as ferramentas corretas, que lhes permitam ser mais produtivos.” Ainda segundo Rodrigues, a companhia está simplificando os contratos e a entrega das soluções, adequando os valores às necessidades de diferentes segmentos. “Isso ajuda a economizar tempo no caminho em direção à digitalização e a garantir que cada assinante possa maximizar seu potencial de comunicação.”
Hardwares e Covid-19
Dentro do modelo de negócios do One Cloud Subscription haverá o chamado Plano de Aquisição Flexível de Dispositivo (Device Flex Purchase Plan). Ele funciona em um formato mensal de 36 parcelas, que não exige investimento inicial por parte das empresas. Com recursos independentes do portfólio Avaya, os dispositivos podem ser implementados em plataformas de comunicação unificadas tanto da própria Avaya, como de outras empresas do mercado.
A oferta conta com os telefones IP Avaya, o portfólio Avaya Vantage, telefones de conferência selecionados, incluindo o Avaya B199 (recém-lançado) e a Collaboration Unit 360 – todos a um custo mais baixo mediante assinatura mensal. Já na Argentina, na Colômbia e no México, a empresa oferece Dispositivos por Subscrição (Devices as a Service, DaaS).
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“As incertezas da Covid-19 estão fazendo com que as empresas favoreçam cada vez mais soluções baseadas em assinatura e altamente escaláveis”, comenta Juan Seminara, gerente de Programa e Soluções Empresariais da IDC América Latina. “Os provedores que oferecem soluções que se ajustem a ambos critérios estarão bem posicionados para crescer na economia atual.”
Olho vivo no Zoom…
A chegada do One Cloud Subscription é uma tendência entre os players que fornecem soluções de comunicação corporativa. E até mesmo o mais ascendente deles, o Zoom, aderiu ao sistema. No começo de julho, a companhia anunciou o lançamento do Zoom Hardware as a Service (ou Zoom HaaS), que também funcionará como uma espécie de serviço de assinatura de hardwares para empresas e que estão customizados para a popular plataforma de videoconferências.
Inicialmente, o serviço de assinatura funcionará apenas para empresas nos EUA e fornecerá soluções de hardware Zoom Phone e Zoom Rooms, a um preço mensal fixo. Os dispositivos são fabricados por empresas como DTen, Neat, Poly e Yealink.
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Além disso, a Zoom afirma que todas as soluções do Zoom HaaS serão suportadas por sua plataforma de videoconferências. As equipes de TI também terão a opção de poder adicionar serviços customizados e gerenciados para instalação e administração completa de ponta a ponta. A Zoom expandirá sua implementação do Gerenciamento de Atendimento ao Cliente da ServiceNow para fornecer suporte às empresas interessadas.
Questionado se o lançamento do One Cloud Subscription era uma resposta da Avaya ao Zoom, Marcio Rodrigues, presidente da Avaya Brasil, afirmou que a chegada deste novo modelo tem o foco em atender a uma demanda do mercado e não necessariamente brecar o crescimento de um rival: “É claro que observamos o crescimento do Zoom com atenção, mas acreditamos que o mercado tem espaço para todos”, disse o executivo. “O importante é que nossos clientes achem soluções que possam se adequar as suas necessidades, principalmente nesses novos tempos em que vivemos, onde a flexibilidade ganhou uma importância fundamental”, completa.
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Fonte: Canaltech