A Austrália informou, nesta terça-feira (4), que vai banir o TikTok de todos os dispositivos de uso governamental. A medida deve entrar em vigor o mais cedo possível, segundo comunicado do procurador-geral do país, e está relacionada com preocupações com a segurança nacional.
- O que acontece se TikTok for banido dos EUA?
- TikTok é a rede social mais popular entre crianças e adolescentes, revela estudo
Além da Austrália, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia e União Europeia também tomaram medidas similares de banimento do aplicativo chinês em aparelhos utilizados por membros do governo.
Banimento do TikTok
O aplicativo de vídeos curtos é acusado por autoridades de diversos países de coleta indevida de dados dos usuários, suscitando discussões sobre o banimento completo do TikTok nos territórios.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Nos Estados Unidos, há um debate crescente sobre essa proibição após acusações de que funcionários da ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, teriam acessado dados de jornalistas e autoridades locais.
A escalada de tensão levou o diretor-executivo da plataforma, Shou Zi Chew, a depor no congresso estadunidense no final de março. Chew assegurou que o TikTok não é um aplicativo de espionagem chinês e prometeu que os dados de todos os usuários estadunidenses serão transferidos para servidores nos EUA.
Para o TikTok, o mercado dos EUA corresponde a mais de 10% do total de pessoas que entram na plataforma diariamente. O aplicativo chinês já foi banido na Índia, onde somava 200 milhões de usuários.
Trending no Canaltech:
- 5 motivos para NÃO comprar o novo Honda HR-V
- Inventor do celular pede que humanidade pare de olhar para telas
- Exame de sangue consegue detectar mais de 50 tipos de câncer
- Quais as vantagens da conversão direta de moedas entre Brasil e China?
- Humanidade deve alcançar imortalidade em 2030, diz ex-engenheiro do Google
- ChatGPT é enganado por youtuber e gera chave válida para Windows 95
Fonte: Canaltech