Tecnologia

Ar-condicionado faz o carro gastar mais combustível?

Publicidade



Ar-condicionado faz o carro gastar mais combustível? - 1

Se você precisou solicitar uma corrida por meio de um carro de aplicativo, como o Uber, recentemente, pode ter se deparado com uma situação que tem gerado mal-estar entre passageiros e motoristas: o uso do ar-condicionado.

Muitos consumidores têm reclamado que, apesar do forte calor, os profissionais cadastrados nas plataformas não oferecem e até se negam a ligar o ar, alegando que isso faz o carro gastar mais combustível e, portanto, eles estariam “pagando para trabalhar” se utilizassem o climatizador.

Por conta disso, e para tentar resolver essa questão de uma vez por todas, vamos responder à “pergunta do milhão”. Afinal de contas, o ar-condicionado ligado faz o carro gastar mais combustível?


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Ar-condicionado faz o carro gastar mais combustível? - 2
Afinal, usar o ar-condicionado direto faz o carro gastar mais combustível? (Imagem: OSBmxhouse/Envato/CC)

Ar-condicionado x tipo de motor

Antes de responder se o uso do ar-condicionado faz o carro gastar mais combustível, é preciso explicar que o sistema utilizado para refrigerar a cabine do veículo depende diretamente do funcionamento do motor. E, dependendo da potência do propulsor, o efeito na relação uso de ar x consumo é diferente.

Como o ar funciona por meio de um compressor que usa uma corrente específica ligada ao motor, quanto mais potente o propulsor for, menos incidência do uso do ar ele sentirá, e menor será o “esforço extra” do carro.

A temperatura externa também tem sua parcela. Em dias mais quentes, será necessário um esforço maior do compressor do sistema de refrigeração para resfriar a cabine, e isso automaticamente implicará em um uso maior do motor, que “cede” entre 2 e 3cv para o ar cumprir sua função.

Ar-condicionado faz o carro gastar mais combustível? - 3
Quanto menos potente for o motor do carro, mais ele gastará combustível com o ar ligado (Imagem: Vladeep/Envato/CC)

Com 2 ou 3cv de potência a menos disponível para aceleração, o motorista precisa pisar mais fundo no pedal para alcançar a velocidade desejada. E é aí que está o segredo e a resposta para a “pergunta do milhão”.

Fim do dilema ar-condicionado x consumo

Depois de entender um pouco melhor a relação entre o funcionamento do ar-condicionado e sua influência no motor do carro, dá para responder com absoluta certeza que SIM, o ar-condicionado faz o carro gastar mais combustível.

Segundo mecânicos especializados neste tipo de aparelho, como é preciso acelerar mais para compensar os cavalos perdidos para o uso do compressor do climatizador, o carro acaba consumindo mais combustível. E quanto menos potente o carro, mais ele gasta, com o consumo variando, para cima, em até 10%.

Os especialistas alertam, porém, que há situações em que o uso do ar-condicionado é recomendável, justamente para evitar que o carro consuma mais gasolina (etanol, diesel, etc). Nesses casos específicos, simplesmente abrir as janelas para “refrescar” acaba tornando o consumo ainda maior.

Ar-condicionado faz o carro gastar mais combustível? - 4
Há situações em que andar com a janela do carro aberto consome mais combustível que o ar ligado (Imagem: ND 3000/Envato/CC)

Isso ocorre quando as velocidades médias da viagem são maiores, como em rodovias. Ao abrir os vidros do carro rodando acima de 80 km/h para permitir a entrada do vento, o arrasto aerodinâmico aumenta e acaba “segurando” o carro. Esse “freio aerodinâmico” pode fazer com que o veículo aumente o consumo de combustível consideravelmente.

Vale pontuar ainda que o uso do ar-condicionado, com os vidros devidamente fechados aumenta a segurança tanto do motorista quanto dos ocupantes, pois dificulta a ação de eventuais criminosos.

Ar-condicionado faz o carro gastar mais combustível? - 5
Fazer a manutenção periódica do ar-condicionado é fundamental para o bom funcionamento do sistema (Imagem: Wirestock/Envato/CC)

Mitos e verdades sobre o ar-condicionado do carro

Há muitas verdades e muitos mitos quando o assunto é o ar-condicionado automotivo e o aumento do consumo de combustível do carro.

Para acabar de uma vez por todas com essa confusão, resolvemos separar, em uma tabelinha, o que é verdade e o que não passa de lenda urbana, o tradicional mito.

5 mitos e 5 verdades sobre ar-condicionado automotivo
Mito Verdade
  • Ar-condicionado do carro causa doenças respiratórias: O uso do ar-condicionado não causa doenças, mas a falta de manutenção do sistema, como a troca periódica ou a limpeza do filtro da cabine pode fazer com que os ocupantes respirem impurezas e, assim, contraiam algum problema de saúde.
  • Abrir as janelas antes de ligar o ar refrigera o carro mais rápido: Isso é fato, principalmente quando o carro ficar estacionado por muito tempo sob o sol. Se o ar-condicionado for ligado de forma imediata, demorará muito mais tempo para começar a refrigerar o habitáculo.
  • Ligar o ar dobra o consumo de combustível: Como já explicamos acima, isso é mito. O uso do ar, em determinadas situações, pode aumentar o consumo, mas não chega nem perto de dobrar os gastos com gasolina.
  • Desligar o ar antes de chegar ao destino evita fungos: Sim, isso é verdade. Ao ser desligado antes da parada total do carro, a umidade do sistema seca e evita a proliferação de fungos e bactérias.
  • Andar com o ar ligado gasta mais do que com janelas abertas: Andar com o ar ligado gasta mais do que com janelas abertas: Também já explicamos na matéria que em algumas situações, como em rodovias, o carro pode até ficar mais “beberrão” se rodar com os vidros abertos do que com o ar ligado.
  • Troca dos filtros deve ser feita a cada 6 meses: Sim, esse é o tempo certo para manter o sistema funcionando em ordem e evitar que as impurezas cheguem aos pulmões e, então, causem as já citadas doenças respiratórias.
  • Uso do ar faz mal à camada de ozônio: Esse é, com toda a sinceridade, um mito que já foi verdade, mas apenas nos tempos em que o gás usado no sistema era o CFC, um verdadeiro vilão para a atmosfera. O utilizado atualmente é o R-134A, que possui uma composição química que não agride a camada de ozônio.
  • O gás do ar-condicionado acaba com o tempo: Esse é um ponto que muitos tratam como mito, mas é verdade. O ar-condicionado perde cerca de 50g de fluído por ano e, por conta disso, eventualmente recargas serão necessárias.
  • Ar-condicionado só se for original de fábrica: Fechamos a lista de mitos a respeito de ar-condicionado com um bastante popular. Muita gente acredita que não é possível, ou não é recomendável instalar um ar-condicionado automotivo depois de comprar o carro sem o acessório. Isso é balela, mas atenção: o modelo do ar deve ser o mesmo da fabricante do carro para evitar problemas.
  • É obrigatório ligar o ar uma vez por semana: Recomendação importante, principalmente para quem esquece do acessório no inverno. Mesmo que não vá usufruir do sistema, ligue-o pelo menos uma vez a cada 7 dias por 10 minutinhos. É fundamental para a lubrificação do sistema e para evitar o ressecamento das peças.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech