A Apple removeu 2.500 jogos da App Store chinesa só nos primeiros sete dias de julho. De acordo com dados da empresa de consultoria e análise Sensor Tower, os títulos não estavam de acordo com os regulamentos impostos pela China para o segmento de games mobile.
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Para comparação, os valores chegam a ser até cinco vezes maiores que as remoções nos mesmos períodos de abril, maio e junho. Segundo a análise, foram adicionados somente neste mês 660 jogos nos primeiros sete dias, 100% o número de títulos que saíram do catálogo nos últimos dias de junho, enquanto 2.500 foram removidos.
Contextualizando, os desenvolvedores de jogos que querem ter seus títulos presentes na App Store chinesa precisam de uma licença da Administração Nacional de Imprensa e Publicação, confirmando que eles atendem às rígidas regras de conteúdo do país. No entanto, a Sensor Tower observou que muitos desses jogos foram lançados na App Store sem tal aprovação.
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A análise informou ainda que a Apple seguirá os regulamentos do país e os desenvolvedores terão até o dia 31 de julho para conseguir a documentação necessária para continuar na App Store local. Após esse período, tanto jogos pagos quanto gratuitos que não seguirem as normas estabelecidas serão removidos até segunda ordem.
Ilegais, mas ainda rentáveis
Apesar de já terem sido removidos, a Sensor Tower apontou que os títulos movimentaram uma quantia razoável durante atuação no país. Somente na primeira semana de julho, os jogos geraram uma receita bruta combinada de US$ 34,7 milhões (cerca de R$ 180 milhões). No total, foram US$ 133,4 milhões de downloads.
Entre os jogos removidos, estão Contract Killer Zombies 2 (da desenvolvedora Glu), Solitaire (Zynga), ASMR Slicing (Crazy Labs) e Nonstop Chuck Norris (Flaregames).
Vale notar que a China é o mercado de jogos mais lucrativo do mundo durnte anos e, em termos gerais, os títulos removidos não causarão grande impacto no setor. Mesmo com todas as restrições, os games da App Store chinesa faturaram US$ 12,6 bilhões em 2019, representando 33,2% da fatia global — a título de comparação, os Estados Unidos ficaram em segundo lugar com “apenas” US$ 9 bilhões (23,7%).
Devido à pandemia do novo coronavírus, o mercado de jogos no país segue com força total: são US$ 6,7 bilhões acumulados somente na primeira metade de 2020, o que representa 30% da fatia global. Os norte-americanos, por sua vez, já contam com US$ 5,8 bilhões (26%).
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Fonte: Canaltech