A sonda Juno, da agência espacial norte-americana Nasa, chega nesta segunda (4) ao planeta Júpiter, conforme divulgado pelo órgão. Esta é a primeira vez que um artefato desse tipo entra na órbita do planeta. A viagem da sonda, movida por energia solar, até Júpiter durou quase cinco anos.
Segundo a Nasa, Juno deve desacelerar para uma velocidade de 542 metros por segundo no intuito de ser capturada pela órbita do planeta. Uma vez na órbita de Júpiter, a sonda dará 37 voltas ao redor do planeta num período estimado em 20 meses, percorrendo cerca de 5 mil quilômetros.
“Esta é a primeira nave a orbitar os polos de Júpiter, fornecendo novas respostas para mistérios em curso relacionados ao núcleo do planeta, composição e campos magnéticos”, destacou a Nasa em comunicado.
Transmissão ao vivo – Juno chega em Júpiter
odo esse trabalho será transmitido ao vivo, e o mundo inteiro poderá acompanhar este feito pelo canal da NASA na internet. A transmissão ao vivo da chegada da sonda Juno em Júpiter terá início às 23:30 pelo horário de Brasília (02:30 UTC do dia 05), e estará disponível no site da Agência.
One last look! My final view of #Jupiter prior to turning off instruments to prep for orbit https://t.co/5Xy0O84okS pic.twitter.com/y0azh1V3Eb
— NASA’s Juno Mission (@NASAJuno) 4 de julho de 2016
*Com informações da Agência Brasil