A Meta anunciou nesta terça-feira (20) duas novas funções que prometem tornar o WhatsApp mais seguro e reservado. As novidades permitem silenciar chamadas de números desconhecidos e realizar uma verificação de privacidade e já estão disponível para todos os usuários com a versão mais recente do aplicativo instalada em seus celulares.
- WhatsApp testa chat oficial de suporte no Windows
- Qual a diferença entre canal e comunidade no WhatsApp?
Segundo a Meta, a empresa incentiva a prática de enviar mensagens privadas de forma segura, com o objetivo proporcionar um ambiente protegido para que amigos e familiares se comuniquem em um espaço seguro para trocar informações.
Silenciar chamadas de desconhecidos
A função para silenciar números desconhecidos permite bloquear chamadas de contatos que não estão na sua agenda, bem como excluir spams e ligações suspeitas. Além de dar mais controle e proteção aos usuários, a função é discreta e não ativa som ou vibração quando um número desconhecido tenta fazer contato. Caso queira consultar quem ligou, você deve conferir os números na lista de chamadas.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Para bloquear ligações de pessoas que você não conhece no WhatsApp, faça assim:
- Acesse as configurações do app;
- Toque em Privacidade;
- Atoque em Chamadas;
- Ative a opção “Silenciar pessoas desconhecidas”.
Verificação de privacidade
A verificação de privacidade eleva o nivel de proteção de uma conta nos mínimos detalhes. Tudo começa tocando na opção “Começar verificação”, que leva a diversas outras camadas de segurança; dentro desse menu, é possível controlar quem pode entrar em contato com você e ajustar as informações pessoais do seu perfil — além de ampliar a privacidade das conversas e aplicar camadas adicionais de privacidade na sua conta.
Para realizar a verificação de privacidade do WhatsApp, faça assim:
- Acesse as configurações do app;
- Toque em Privacidade;
- Toque sobre a opção “Começar verificação” no banner no topo da tela.
Campanha global a favor da privavidade
Para reforçar os novos recursos, a Meta lança uma campanha mundial focada no público feminino e na importância da comunicação segura. A Big Tech encomendou uma pesquisa feita pela consultoria YouGov e revelou que aproximadamente três quartos das mulheres se abririam sobre suas lutas diárias caso fossem procuradas por uma amizade de forma mais reservada.
Com o objetivo de encorajar diálogos entre mulheres em momentos de maior intimidade, o aplicativo firmou parcerias com duas figuras femininas influentes: a atriz indiana Anushka Sharma e a locutora e ex-jogadora da seleção inglesa de futebol e do Arsenal Alex Scott, conhecida ativista pela segurança das mulheres no Reino Unido.
Em uma peça publicitária, as duas personalidades compartilham uma série de mensagens em espelhos de locais reservados, como banheiros femininos. A ação aconteceu tanto Reino Unido quanto na Índia — assista abaixo:
Vale lembrar que o WhatsApp ganhou uma central com dicas para reforçar a segurança do app, que reforça ainda mais questões ligadas a segurança na plataforma.
Trending no Canaltech:
- 5 motivos para NÃO usar o Google Chrome
- 10 carros usados melhores que os 0km com desconto do governo
- 5 defeitos que os carros japoneses têm
- Por que não é uma boa ideia gerar chave de ativação do Windows no ChatGPT
- Pessoas solitárias respondem a interações sociais de formas diferentes
- Star Wars revela por que Palpatine queria substituir Darth Vader
Fonte: Canaltech