Os usuários orgânicos são os que possuem maior valor para os desenvolvedores de aplicativos e empresas de internet — afinal de contas, estamos falando daqueles que, sem a necessidade de anúncios ou incentivos, decidiram por conta própria baixar uma solução. Esse total, porém, pode ser facilmente fraudado, com uma nova pesquisa indicando que até 38% das instalações dessa categoria podem ser fraudulentas.
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Os números são da AppsFlyer, empresa de análise de dados de marketing mobile, e aponta uma distorção significativa para uma indústria que vive de métricas e engajamento. A criação em massa de usuários falsos, muitas vezes controlados por bots e capazes de simular dispositivos legítimos, são o principal intuito da adulteração, com o objetivo final sendo a realização de fraude nos aplicativos ou redes sociais acessados.
Do outro lado do balcão, os principais resultados negativos dessa prática é o desperdício de recursos financeiros e também humanos. “Grande parte dos desenvolvedores baseiam suas escolhas de otimização em dados comportamentais obtidos dos usuários, refletindo na forma como um app é promovido, na experiência que oferece e sua funcionalidade”, explica Daniel Simões, diretor de gerenciamento da AppsFlyer para o Brasil.
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O estudo cita o segmento de fraudes de anúncios mobile como uma indústria que gera prejuízos de US$ 2,1 milhões, aproximadamente R$ 10,7 milhões, além de efeitos de longo prazo no marketing e no desenvolvimento das aplicações por conta das métricas adulteradas. Nem mesmo sistemas automatizados, muitas vezes, são capazes de filtrar o tráfego malicioso e o separar do legítimo.
O resultado é uma falta de conhecimento sobre os reais utilizadores da aplicação, que também pode levar a uma alocação indevida de recursos de publicidade e retorno abaixo do esperado para um investimento desse tipo. “[Nestes casos], é possível que [as métricas] tenham sido completamente distorcidas por fraudes sofisticadas ou falsas atribuições”, completa.
A utilização de boas soluções para mensurar audiência e tráfego, as chamadas MMP, ajudam a resolver problemas de imprecisão de dados. Além disso, a AppsFlyer indica o uso de ferramentas antifraude de anúncios que ajudam a evitar desperdício de recursos e tornar os dados mais precisos. Abordar o problema, acima de tudo, é essencial para as companhias do setor. “A atividade fraudulenta costuma existir em qualquer área que gera lucro. Assumir que não existe é o primeiro indicativo de que ela provavelmente já ocorre ou passará a ocorrer no futuro”, completa Simões.
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Fonte: Canaltech