Notícias

WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares antigos? Saiba como isso funciona

Publicidade



WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares antigos? Saiba como isso funciona - 1

O WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares antigos? Sim, mas isso não chega a ser uma novidade nem uma grande surpresa, já que é uma prática comum do programa e ocorre praticamente todos os anos.

WhatsApp vai deixar de funcionar em quais celulares?

Não há uma lista específica de modelos porque o que determina se um celular roda ou não o WhatsApp não é o aparelho em si, mas sim o sistema operacional no qual ele roda.

A mais recente novidade do WhatsApp nesse sentido foi revelada no fim de 2022 e indica que o programa tem suporte para qualquer celular rodando Android 4.1 ou superior ou iOS 12 ou superior.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

A partir de 24 de outubro de 2023, o WhatsApp passa a ser compatível apenas com celulares com Android 5 ou superior, e não há qualquer mudança programada nesse sentido para os iPhones.

WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares antigos? Saiba como isso funciona - 2
WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares antigos, mas não há motivo para pânico (Imagem: Anton/Pexels)

Portanto, o seu telefone só será removido da lista de suportados pelo WhatsApp se tiver rodando alguma versão bem antiga de Android ou iPhone — para tirar a dúvida, saiba como ver qual a versão do Android ou do iOS instalado em seu celular.

Quais os sistemas compatíveis com o WhatsApp?

Resumindo, então, neste momento o WhatsApp tem suporte para os seguintes sistemas:

  • Android 4.1 e superior (a partir de 24 de outubro de 2023, apenas para Android 5 ou posterior);
  • iPhones com iOS 12 ou superior;
  • KaiOS 2.5.0 ou superior.

Por que isso acontece?

O WhatsApp explica em sua página de suporte que a evolução do programa e os cuidados com a segurança dos usuários são os responsáveis por tornar sistemas antigos incompatíveis com o aplicativo.

“Aparelhos e softwares estão sempre mudando. Por esse motivo, verificamos regularmente quais sistemas operacionais são compatíveis com o WhatsApp e fazemos as devidas atualizações”, explica a empresa.

Como destaca o mensageiro, esta é uma prática comum no mercado.

“Assim como outras empresas de tecnologia, todos os anos, analisamos quais são os aparelhos e softwares mais antigos e com o menor número de usuários para definir aqueles que deixarão de ser compatíveis com o WhatsApp.”

Fique tranquilo

Além de ser alta a probabilidade de você ter em mãos um celular compatível com o WhatsApp, a empresa informa que avisa com certa antecedência que um sistema operacional deixará de ter suporte oficial do app.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech