O WhatsApp pode banir seu IP por diferentes motivos, como suspeita de spam ou fraude ou pelo uso de apps não autorizados que oferecem recursos extras no mensageiro. Se isso aconteceu com você, saiba que é possível tentar reverter a situação caso acredite que o bloqueio ocorreu por engano.
Como funciona o banimento no WhatsApp?
Segundo a empresa, cerca de dois milhões de perfis são banidas todos os meses. Para fazer isso, o WhatsApp utiliza uma plataforma que combina inteligência artificial e cenários perigosos comuns, fazendo com que 20% dos perfis suspeitos sejam bloqueados logo após o cadastro no app.
No restante dos casos, o bloqueio pode acontecer após algumas horas ou dias de uso, dependendo da atividade. Caso o WhatsApp detecte que o comportamento de uma conta viola os termos de uso, ela é banida automaticamente, mas o usuário pode entrar em contato para nova análise caso acredite ter sido banido por engano.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Por que um IP é banido?
A Meta, que é a dona do mensageiro, revelou alguns dos sinais que utiliza para detectar contas suspeitas, ainda que detalhes específicos sejam mantidos em segredo. Conheça alguns dos aspectos que podem levar a banimento no WhatsApp:
- Endereço IP e número de telefone de países diferentes;
- Total de mensagens enviadas;
- Envio em massa de mensagens após criação da conta;
- Compartilhamento de links considerados enganosos ou perigosos;
- Uso de softwares para acesso a múltiplas contas no mesmo dispositivo;
- Utilização de dispositivos para acesso a vários números de uma vez;
- Acesso a partir de softwares não-oficiais, como WhatsApp Plus.
A Meta não revela o peso de cada um desses itens ou se algum deles pode causar bloqueio direto, como pode ser o caso do uso de apps alternativos como o WhatsApp GB. De acordo com a empresa, a combinação dos sinais permite a um sistema de machine learning identificar contas potencialmente suspeitas, enquanto cenários de ameaça específicos e conhecidos ampliam as capacidades da IA de moderação.
O que fazer ao ser banido do WhatsApp?
Caso acredite que sua conta foi banida do WhatsApp por engano, selecione “Solicitar análise” e preencha os dados e informações pedidas para que o bloqueio seja avaliado. Essa solicitação também pode ser feita pelo suporte do mensageiro através das opções disponíveis no site oficial (whatsapp.com), mas não há prazo informado para resposta pela Meta.
Usuários bloqueados do WhatsApp perdem acesso às conversas e passam a ver uma mensagem explicando por que isso aconteceu. Em alguns casos, o banimento é temporário, com um contador indicando quanto tempo falta para liberação, mas em outros o bloqueio é definitivo.
Trending no Canaltech:
- Menino de 10 anos quer que Apple mude desenho do emoji de nerd
- Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos
- Cientistas podem ter achado a resposta para o TDAH em genes únicos
- Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos
- WhatsApp vai permitir encontrar pessoas pelo nome de usuário
- Qual é o melhor sistema para TV box ou smart TV?
Fonte: Canaltech