Vladimir Putin, presidente da Rússia, desembarcou no aeroporto de Pyongyang, na Coreia do Norte, na manhã da última quarta-feira (19). Após 24 anos sem visitar o país asiático, Putin agendou a viagem para se encontrar com o líder supremo norte-coreano, Kim Jong-un.
O objetivo principal da visita foi estreitar laços militares entre Rússia e Coreia do Norte e selar uma aliança de cooperação e proteção bilateral em caso de ataques contra qualquer um dos dois países.
Em entrevista coletiva, Putin afirmou que a Rússia “luta contra a política hegemônica e imperialista” e que a “Rússia e Coreia têm uma política externa independente” e, por isso, “não aceitam chantagens por parte do ocidente”.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Além da aliança militar, que incluiu o apoio irrestrito do ditador norte-coreano às operações da Rússia contra a Ucrânia, o encontro entre Putin e Kim Jong-un foi marcado por uma troca de presentes. O presidente russo presenteou o líder da Coreia do Norte com uma limusine Aurus Senat, e Kim Jong-un retribuiu com um casal de cachorros da raça Pungsan.
Como é a limusine que Putin deu a Kim Jong-un
A limusine que Vladimir Putin deu a Kim Jong-un é um Aurus Senat, avaliado em cerca de R$ 1,5 milhão e considerado o Rolls-Royce russso. O modelo é o mesmo que foi reestilizado recentemente e que o próprio presidente russo costuma usar para seus passeios oficiais por Moscou — inclusive em sua cerimônia de posse.
O Aurus Senat que o ditador norte-coreano ganhou de presente tem sob o capô um motor 4.4 V8 biturbo desenvolvido pela Porsche, que tem a companhia de outro elétrico. Eles trabalham juntos com a tração integral e o câmbio automático de 9 velocidades, e entregam uma potência combinada de 606 cv ao motorista.
A potência, aliás, é mais do que necessária para um sedan que apresenta 5,63 metros de comprimento e, graças à blindagem, pesa 6,2 toneladas, bem mais do que o modelo normal, de “apenas” 2.700 kg.
Por dentro, a nova limusine de Kim Jong-un é repleta de luxo e segue o padrão de um modelo premium internacional. Os bancos são em couro, com apliques que lembram mármore. A central multimídia é gigantesca e exibe imagens das diversas câmeras espalhadas ao redor do imponente sedan, que conta ainda com um sistema de visão noturna para alertar sobre os perigos da via.
Trending no Canaltech:
- Amazon e Mercado Livre podem receber multa pesada por venda de celulares ilegais
- ⌚️ BOM E BARATO | Galaxy Watch 6 atinge preço imperdível com cupom
- Mapa interativo mostra como será o clima da sua cidade em 60 anos
- Marvel revela a única personagem capaz de matar Blade
- App de namoro Hornet promete mais segurança após morte de jovem no Brasil
- Misterioso porco-do-mar é encontrado a 2,8 km de profundidade no Chile
Fonte: Canaltech