Notícias

Tornado destrói prédio da Pfizer e causa atraso na entrega de remédios

Publicidade



Tornado destrói prédio da Pfizer e causa atraso na entrega de remédios - 1

Após um tornado destruir parte de um depósito nos Estados Unidos, a farmacêutica Pfizer anunciou que ocorrerão atrasos nas entregas de medicamentos para o mercado norte-americano. O fornecimento de 30 tipos de remédios, incluindo anestésicos e analgésicos, como o fentanil, pode ser interrompido temporariamente. O estoque de vacinas, incluindo os imunizantes bivalentes contra a covid-19, não foi afetado pelo desastre.

Segundo a agência de notícias Reuters, a farmacêutica já avisou os hospitais dos EUA sobre os estragos e os impactos provocados pelo fenômeno meteorológico na sua fábrica, em uma carta enviada na última semana. Para evitar uma crise maior no desabastecimento, a Pfizer impôs limites temporários para a compra de novos medicamentos, enquanto a produção é restabelecida.

Tornado destrói prédio da Pfizer

Para entender o ocorrido, na última quarta-feira (19), um tornado — fenômeno caracterizado pela formação de uma coluna de ar que gira de forma violenta, levando o que encontra pelo seu caminho — atingiu parte das instalações da empresa em Rocky Mount, no estado da Carolina do Norte.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

As autoridades locais apontam que o tornado chegou a ter 550 m de largura e a velocidade dos ventos foi estimada entre 219 e 266 km/h. Dentro da escala Fujita, que pontua os tornados conforme os danos que eles causam, ele foi classificado como EF-3 — é a quarta posição em uma classificação que vai até seis.

Após o incidente, imagens dos destroços do depósito destruído viralizaram nas redes sociais, como é possível ver a seguir:

Atraso na entrega de medicamentos

Segundo nota da empresa, de fato, “a maior parte dos danos foi causada no depósito, que armazena matérias-primas, suprimentos de embalagem e medicamentos acabados que aguardam liberação pela garantia de qualidade”.

Tornado destrói prédio da Pfizer e causa atraso na entrega de remédios - 2
Após tornado, Pfizer deve atrasar a entrega de alguns remédios nos EUA (Imagem: Abraham_stokero/Envato)

O problema é que o centro de Rocky Mount é responsável pela fabricação de quase 25% de todos os remédios injetáveis ​​estéreis para infusão da Pfizer, incluindo anestésicos, analgésicos, anti-infecciosos e bloqueadores neuromusculares. Juntos, eles representam quase 8% de todos os injetáveis usados ​​nos hospitais dos EUA. É, por isso, que os atrasos nas entregas são prováveis.

“Após uma avaliação inicial, não parece haver grandes danos nas áreas de produção de medicamentos”, acrescenta a Pfizer. Só que, para evitar desabastecimentos imediatos, locais temporários de produção são buscados tanto dentro dos EUA quanto fora. O risco de atrasos no envio para outros países, como o Brasil, não foi apontado até o momento.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech