A tempestade tropical Michael se transformou em furacão, provocando fortes ventos e chuvas no oeste de Cuba e se desloca em direção à costa noroeste da Flórida, nos Estados Unidos (EUA), onde o governador Rick Scott já decretou estado de emergência.
Nesta terça-feira (9), o Centro Nacional de Furacões (NHC, a sigla em inglês) prevê um deslocamento para o leste do Golfo do México. Para quarta (10) a expectativa é de que o furacão toque a terra na região de Panhandle ou em Big Bend, na Florida, para depois se deslocar rumo ao noroeste, por meio do sudeste dos EUA.
O NHC mantém o alerta de furacão para a província cubana de Pinar del Río, assim como o de tempestade tropical para a Ilha da Juventude e a costa mexicana, de Tulum até Cabo Catoche.
O órgão também emitiu um alerta de ressaca para a costa oeste da Flórida, de Navarre até a Ilha de Ana Maria, incluindo a baía de Tampa.
Na segunda (8), o furacão registrou ventos máximos constantes de 120 km/h, com rajadas mais fortes, segundo o último boletim do Centro Nacional de Furacões.
O NHC informou que o furacão está localizado 80 km ao sudoeste de Cuba e 220 km ao leste de Cozumel (México), com deslocamento em direção ao norte a 11 km/h.