Foto: Reprodução/Divulgação
Entre os meses de dezembro de 2017 e janeiro deste ano, o Google removeu cerca de 60 aplicativos da Play Store, por conta de um malware chamado AdultSwine.
O vírus encontrado em celulares Android, esconde-se por de trás de jogos inofensivos.
LEIA MAIS
+ Cinco maiores perigos da internet
+ Cinco dicas de como se livrar de um spam
+ Receita Federal cria alerta para golpe do Bolsa Família
+ Como combater um vírus compartilhado no WhatsApp
Já pensou uma criança com um livre acesso à internet, baixa um app qualquer para brincar e, de repente, depara-se com imagens pornográficas? É exatamente isso que acontece.
A praga digital usa personagens para atrair a atenção do público infantil. E, uma vez alojado no aparelho, ele induz o usuário a instalar outros programas, como antivírus e software de agenda.
Porém, essas ferramentas são armadilhas para infectar o dispositivo; roubar dados pessoais da pessoa cadastrada na conta do Google; a assinar serviços premium no intuito de conseguir fisgar o dinheiro da vítima. É um combo de golpes.
Foco no Brasil
Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, 91% de jovens entre 9 e 17 anos acessam a internet por meio de celulares. Contudo, se não houver supervisão por parte de familiares, o conteúdo baixado pode colocar a vida online deles em risco.
Como cibercriminosos criam apps o tempo todo para enganar as pessoas, o AdultSwine pode voltar à loja do Google a qualquer instante. Por isso:
– tenha sempre um antivírus instalado e atualizado no dispositivo móvel;
– leia os comentários de quem já adquiriu o app;
– repare nas notas e na quantidade de downloads feitos;
– procure pesquisar sobre o que irá baixar (não importa se é um jogo ou algo indispensável a você).
Foto: Reprodução/Divulgação
Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]
Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.