Foto: Reprodução/Divulgação
Muda-se o ano, mas não os vírus.
Desde janeiro de 2018, um malware chamado Loapi, tem assustado alguns usuários de smartphones com o sistema operacional Android.
Descoberto pela Kaspersy Lab, a praga digital age como multitarefas, no caso, ela circula por meio de várias funcionalidades do celular.
LEIA MAIS
+ WhatsApp terá ferramenta de alerta de spam
+ Qual é o principal vírus de computador e celular do Brasil?
+ Cinco celebridades que foram vítimas de ataques na internet
+ Segurança em família: Facebook cria opção de ‘conversa para crianças’
Uma vez infectado, o aparelho age por conta própria. Como? Controla mensagens de texto; assina serviços de SMS sem o usuário perceber; envia recados falsos para enganar o dono; aceita publicidades em excesso; rouba dados de cartão de crédito; usa de movo indevido a internet; e ainda pode destruir o dispositivo móvel.
Como identificá-lo
O serviço tem sido compartilhado em campanhas de segurança digital, a fim de enganar as pessoas e fazê-las baixarem um aplicativo de antivírus, o qual é um verdadeiro pesadelo.
Proteção
Uma vez instalado, a dor de cabeça é certa. Por isso, desative a função “instalação automática de aplicativos”; não baixe nenhum programa ou app fora da loja oficial da Google Play; mantenha o sistema operacional do celular atualizado; e tenha um antivírus de confiança sempre ativado.
Foto: Reprodução/Divulgação
Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]
Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.