Foto: Mundo Positivo
Em 2012, três anos depois que o WhatsApp foi criado, ele tornou-se quase obrigatório entre os smartphones dos brasileiros. A febre foi tanta que, em 2016, o Brasil conquistou o segundo lugar no ranking de países que mais usam o mensageiro (só perde para África do Sul), de acordo com dados da Mobile Entertainment Forum (MEF).
Desde então, a ferramenta de conversa passou a ser o aplicativo mais baixado de todos os tempos na loja do Google, a Play Store; é utilizado por 83% das famílias brasileiras, conforme informações do instituto de pesquisa Kantar; e, infelizmente, é alvo constante de golpes aplicados e compartilhados por cibercriminosos.
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Só neste ano, o WhatsApp foi usado para divulgar falsos vales-presentes de marcas, como: O Boticário, Netflix, Burguer King, entre outras. Nas mensagens, números desconhecidos enviam notificações para incentivar os usuários a clicarem em links suspeitos, os quais podem infectar os aparelhos e dar acesso às informações pessoais das vítimas aos hackers.
Veja, a seguir, cinco dicas de como identificar uma mensagem falsa no WhatsApp:
Promoções incríveis
Ganhar um ano de Netflix grátis seria incrível, mas não caia nessa armadilha. Nem mesmo na de conseguir R$ 500 em produtos de O Boticário. Normalmente, quanto mais fantástica a promoção, mais chances ela tem de ser falsa.
Links
Antes de clicar em links enviados por números estranhos, pesquise e verifique se há algum fundamento na mensagem. É possível que haja um vírus pronto a ser instalado em seu celular, caso você clique na URL e permita instalar algo. Por isso, fique atento e também tenha sempre um antivírus ativado em sem aparelho.
Problemas ortográficos
Erros gramaticais e palavras repetidas são duas formas de identificar se uma mensagem é falsa. Se receber alguma assim, ignore, exclua e bloqueie o número.
Dados pessoais
Se receber uma solicitação de dados pessoais por meio do WhatsApp, por perfis de empresas ou pessoas desconhecidas, não passe. Nada de informar CPF, endereço, nome completo e qualquer outra informação que possa gerar dor de cabeça no futuro. Bancos e operadoras de celular, por exemplo, não fazem contato com clientes por meio do mensageiro.
Vídeos e imagens
Não faça o download de vídeos e imagens de contatos que você não confia. Esta é uma forma de enviar vírus e também de assustar usuários desavisados. Tome sempre cuidado no que clica.
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