Ciência & Tecnologia

Mito ou verdade: cobrir a câmera do notebook impede acesso de hackers

Publicidade



Foto: Mundo Positivo

A partir do dia de 10 de novembro, quem gosta de uma boa trama baseada em fatos reais e ligada à tecnologia, poderá conferir o longa Snowden – Herói ou Traidor nas telas de cinema do Brasil. Dirigido por Oliver Stone e estrelado por Joseph Gordon-Levitt, o filme mostra de maneira autobiográfica a história do analista de sistemas Edward Snowden, que tornou público, em 2013, os programas de vigilância digital do governo americano.

Em uma das cenas do filme, Snowden descobre que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) consegue ter acesso a tudo o que acontece na casa das pessoas a partir da câmera embutida no notebook, estando ela ligada ou não. Outro fato curioso sobre a webcam do PC é, que, em junho deste ano, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, surgiu em uma foto onde mostrava a câmera do computador dele encoberta com uma fita adesiva.

LEIA MAIS

+ O que os hackers fazem com senhas roubadas?
+ Os 10 maiores mitos sobre vírus de computador
+ Aprenda a guardar e proteger seus arquivos em nuvem
+ Qual a diferença entre deletar e colocar um vírus em quarentena

Provavelmente, ele recorreu a este método por saber que câmeras de computador, móveis ou embutidas, podem ser facilmente hackeadas sem que os usuários percebam. Segundo informações do canal de tecnologia do G1, o TechTudo, este acesso representa 70% dos trojans, no caso, programas maliciosos que escondem o vírus no PC e dificultam o rastreio dele.

A partir disso, cibercriminosos conseguem assumir o controle do computador e ainda capturarem imagens obtidas pela câmera, de maneira imperceptível. Um estudo realizado pela Naked Security, em 2014, revelou que 73 mil webcams conectadas à Internet podiam ser facilmente acessadas apenas com uma senha padrão utilizada pelos hackers.

Foto: Reprodução/Instagram

No caso das câmeras já integradas aos computadores, é preciso um malware específico para infectar as máquinas e dar o total acesso delas aos invasores. Com isto feito, eles conseguem ligar o dispositivo, criar e enviar vídeos para qualquer site, além de salvá-los onde quiserem.

Como se proteger?

Assim como Mark Zuckerberg fez, cobrir a webcam com uma fita adesiva ou um pedaço de papel evita a invasão de criminosos online. Outra maneira de ter segurança enquanto usa-se o notebook, computador ou dispositivo móvel é manter a câmera desativada a partir do acesso às configurações dela no sistema operacional da máquina.

Por fim, a utilização do antivírus é essencial no combate de hackers e vírus, já que ele possui seu próprio banco de dados, com informações atualizadas sobre as ameaças encontradas no mundo digital. Essa “ficha” dos vírus é o que garante que o programa de segurança reconheça a ameaça e não a deixe invadir o computador.

Foto: Mundo Positivo

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.