Você compra um computador de última geração, personaliza ele, baixa diversos programas populares, e acredita que tudo está perfeito… até começar a dar vários problemas: a máquina fica mais lenta, aparecem mensagens estranhas, páginas duvidosas e e-mails que mais parecem pegadinhas. É nesse momento que você lembra que está sem antivírus no seu computador, e por causa disso, o conserto da máquina sairá bem caro.
Há vários tipo de ameaças. Spams, malwares, spywares e vírus de vários tipos, e a melhor solução para ficar longe desses perigos é investir em segurança. Além dos programas de proteção, é necessário também evitar comportamentos de risco, como acessar sites desconhecidos e baixar arquivos de e-mails sem saber da procedência das mensagens.
Aprenda a reconhecer essas ameaças e a se precaver delas.
Vírus
O vírus é nada mais do que um programa malicioso desenvolvido por programadores para executar comandos na máquina de outro usuário, sem que ele perceba ou tenha controle do que está sendo feito. Esses programas são chamados de vírus por serem bastante parecidos com os vírus biológico. Ele “infecta” o sistema, se multiplica e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. Esses vírus causam danos aos computadores, deixando-os mais lentos, e até fazendo com que a máquina perca informações necessárias para funcionar. Além disso, alguns vírus facilitam a “entrada” de cibercriminosos nas máquinas, com o intuíto de roubar informações sobre o usuário.
LEIA MAIS
+ Cinco sinais de que seu celular está com vírus
+ Proteja seu pendrive de vírus e roubos
+ O que fazer quando a sua senha de e-mail for roubada?
A palavra malware é a junção dos termos em inglês “malicious software”, e é temido em todas as partes do planeta. E eles não agem apenas em computadores e notebooks, é cada vez mais crescente o número de malwares criados para infectarem smartphones e outros dispositivos móveis. Esses programas maliciosos realizam tarefas que prejudicam o computador, muitas vezes sem que ao menos o usuário se dê conta.
Spyware é uma espécie de programa malicioso que infecta o computador para espionar o usuário. O spyware é instalado por meio de programas gratuitos baixados pelo próprio usuário, mas esse tipo de vírus pode ser adquerido de diversas outras formas, já que podem se “esconder” em sites, programas instalados por meio de CD, DVD, compartilhamento de HD externo, pendrive, e outros tipos de mídia removível.
Como se livrar das ameaças virtuais
Instalar antivírus, limpar arquivos suspeitos e ter cuidados especiais com a navegação na internet são alguns dos passos para se prevenir de possíveis contaminações de vírus, worms e trojans, entre outros malwares.
O antivírus varre o sistema em busca de programas infectados. Depois de indentificá-los, o sistema exclui o arquivo malicioso para garantir que as ameaças sejam eliminadas. Além disso, os programas de proteção funcionam como um bloqueio para que a máquina não seja infectada. É muito importante que esses programas estejam sempre atualizados, principalmente porque vírus novos são criados todos os dias.
Outra maneira de se manter longe das ameaças é ter bastante cuidado ao navegar. Evitando sites desconhecidos ou de conteúdo duvidoso.
Uma dica para ficar livre de programas maliciosos é ter cuidado com dispositivos móveis, como os pendrivers. Antes de usar um dispositivo como este, é recomendado passar o antivírus nele.
Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.