Notícias

Rocha que atingiu mulher na França é meteorito? Astrônomos dizem que não

Publicidade



Rocha que atingiu mulher na França é meteorito? Astrônomos dizem que não - 1

No início da semana, uma mulher relatou que foi atingida por uma rocha enquanto tomava café na França. Algumas análises iniciais sugeriram que o objeto poderia ser um meteorito, mas, para astrônomos, as características dele indicam que o impacto foi causado por uma rocha comum da Terra.

A mulher afirmou ter ouvido um som no telhado e, logo em seguida, sentiu algo atingir suas costelas. “Pensamos que fosse um pedaço de cimento daquele que aplicamos nas telhas, mas não tinha a cor”, descreveu ela.

As fotos, do jornal francês Les Dernières Nouvelles d’Alsace, mostram que o objeto tem cor escura e aparentes pontas afiadas:


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Para Jeremie Vaubaillon, astrônomo do Observatório de Paris, estas características indicam que o objeto não veio do espaço. “Estas rochas têm ângulos demais para serem meteoritos”, observou ele.

Os meteoritos são pedaços de rochas espaciais que resistem à passagem pela atmosfera terrestre e conseguem chegar à superfície. “Lembre-se que, durante o voo na atmosfera, a rocha inicial derrete por causa do plasma super quente ao redor dela”, acrescentou Vaubaillon.

Para entender melhor, imagine um cubo de gelo: conforme derrete, ele deixa de ter cantos angulados. “O mesmo acontece com um meteorito conforme ele passa pela atmosfera”, disse o especialista. Além disso, a rocha tem bolhas e superfície irregular, características comuns nas rochas vulcânicas da Terra.

Rocha que atingiu mulher na França é meteorito? Astrônomos dizem que não - 2
Meteorito Santa Filomena, encontrado em Pernambuco (Imagem: Reprodução/Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O astrônomo François Colas acrescentou que, quando meteoritos caem, a velocidade deles é tão alta que o objeto deveria ter danificado o telhado, mas isso não aconteceu. Ainda, se realmente se tratasse de uma rocha espacial, ela teria brilhado durante sua passagem.

“Um objeto desses alcança magnitude -15, ele não passaria despercebido”, disse Colas. A magnitude descrita por ele indica um objeto que seria bastante brilhante durante sua passagem pelo no céu. “Nesta estação, há também vários astrônomos amadores que observam, e eles teriam relatado algum evento do tipo”, finalizou.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech