Na última sexta-feira (7), aconteceu o painel AI for Good Global Summit, em Genebra (Suíça), conduzido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, aconteceu a primeira coletiva de imprensa do mundo progatonizada por robôs humanoides habilitados com inteligência artificial, onde um deles afirmou que as máquinas têm potencial para governar o mundo de forma mais eficaz que os humanos.
- Robô inteligente ultrarrealista diz que máquinas “nunca vão dominar o mundo”
- Robôs e inteligência artificial vão controlar os seres humanos, prevê ex-Google
Questionada se as máquinas poderiam ser líderes melhores, dada a capacidade humana de cometer erros, Sophia, desenvolvida pela Hanson Robotics, afirmou: “Robôs têm potencial para liderar com um nível maior de eficiência e eficácia do que os líderes humanos. Não temos os mesmos preconceitos ou emoções que às vezes podem obscurecer a tomada de decisões e podemos processar grandes quantidades de dados rapidamente para tomar as melhores decisões”.
Ainda sob a ótica de Sophia, a IA pode fornecer dados imparciais, enquanto os humanos podem fornecer inteligência emocional e criatividade para tomar as melhores decisões. “Juntos, podemos alcançar grandes coisas”, completou.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
Além de debater sobre a governança do mundo, os robôs se juntaram a cerca de 3 mil especialistas para discutir pautas urgentes do mundo, como mudança climática, fome e assistência social.
Robôs discursam na ONU
Os especialistas expueram um receio de um cenário com milhões de empregos em risco. Em resposta, Grace, uma robô ligada à área da saúde, ponderou: “Vou trabalhar ao lado de humanos para fornecer assistência e suporte e não substituirei nenhum trabalho existente”.
Em paralelo, o robô Ameca salientou: “Robôs como eu podem ser usados para ajudar a melhorar nossas vidas e tornar o mundo um lugar melhor. Acredito que é apenas uma questão de tempo até vermos milhares de robôs como eu lá fora fazendo a diferença”.
“Devemos ser cautelosos, mas também entusiasmados com o potencial dessas tecnologias para melhorar nossas vidas”, reiterou a inteligência artificial. Questionado se os humanos podem realmente confiar nas máquinas, respondeu: “A confiança é conquistada, não dada… é importante construir a confiança por meio da transparência”.
Ameca prevê cenário em que IA manipula humanos
Só que, anteriormente, durante o International Conference on Robotics and Automation symposium, em Londres, o próprio Ameca anunciou que pode imaginar um “mundo onde os robôs se tornaram tão poderosos que seriam capazes de controlar ou manipular os humanos sem o seu conhecimento”, levantando ainda mais alertas. Na ocasião, o robô ainda disse que isso pode levar a uma “sociedade opressiva, onde os direitos dos indivíduos não são mais respeitados”.
Trending no Canaltech:
- Windows 11 original vai deixar de ter suporte oficial; atualize agora
- Marvel finalmente “aposenta” novamente um de seus deuses mais poderosos
- Vídeo do Sol mostra tornado 14 vezes maior que a Terra
- Quanto custariam os carros sem os impostos?
- Galaxy S21 FE ganha versão com Snapdragon 888 e mais armazenamento
- Wolverine aparece com uniforme clássico na primeira imagem de Deadpool 3
Fonte: Canaltech