O Governo Federal anunciou no último 25 de maio um plano de incentivo à indústria automotiva. Nesse pacote, estão inclusos a diminuição de impostos e algumas regras que as montadoras precisam seguir para que os descontos sejam dados. A volta do chamado “carro popular” não foi exatamente o que se imaginava e ainda há muitos questionamentos sobre o tema.
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Entretanto, com as medidas anunciadas pelo vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB-SP), haverá, sim, uma queda no preço dos carros à venda no Brasil que custem até R$ 120 mil, pelo menos no curto prazo e enquanto esses incentivos durarem.
As regras que as montadoras precisam seguir, são:
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- Valor inicial: quanto menor for o valor do carro, menos impostos ele vai pagar;
- Emissão: quanto menos emissões o motor fizer, menos impostos serão cobrados;
- Produção: quanto mais peças nacionais forem usadas, maior será o desconto.

Caso tudo seja atingido, quais seriam os carros e as montadoras contempladas com esses descontos?
Quais seriam as montadoras com “carros populares”?
No anúncio do dia 25, Alckmin revelou que, em um primeiro momento, os cortes serão nas alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social). O ministro explicou que esses abatimentos serão possíveis se os carros chegarem a pessoas que mais precisam.
As porcentagens estabelecidas pelo governo podem ir de 1,5% até 10,75%, com a progressão se dando pelos fatores que mostramos acima. Sendo assim, na melhor das hipóteses, os carros de entrada não devem chegar nos R$ 60 mil, a menos que as montadoras retirem ainda mais equipamentos dos modelos mais em conta.
Considerando as atuais linhas de cada montadora, devemos esperar carros “populares” ou com preço mais competitivo, nomes como:
- Fiat Mobi
- Renault Kwid
- Fiat Argo
- Peugeot 208
- Citroën C3
- Renault Stepway
- Volkswagen Polo Track
- Chevrolet Onix
- Hyundai HB20
Para elucidar melhor aos leitores, os dois carros mais baratos atualmente, Kwid e Mobi, que partem de R$ 68.990, custariam, no melhor cenário, R$ 61.401, uma queda de quase 11%. Um modelo um pouco mais caro, como o Chevrolet Onix, sairia de R$ 84.390 para R$ 77.639, abatimento de 8%.
Ainda são esperadas mais movimentações por parte do Governo Federal para tentar abaixar mais os preços dos carros de entrada, como a utilização do FGTS para compra e novas taxas de financiamento, além de uma possível liberação das vendas diretas às pessoas físicas.
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Fonte: Canaltech