Um rastro luminoso foi observado em diversas cidades no sul do Brasil durante a madrugada de sexta-feira (25). Para especialistas, o brilho foi causado pela reentrada de um estágio de um foguete russo, que foi lançado no início da semana.
- Lixo espacial: o que é e por que preocupa os cientistas?
- Objeto metálico que caiu no Paraná é lixo espacial, diz AEB
Observadores em Porto Alegre, Canoas e outras cidades da região publicaram vídeos nas redes sociais, e alguns relataram ter ouvido sons fortes.
do nada um meteoro em porto alegre ☄️☄️ #meteoro pic.twitter.com/vAtt6sz1z2
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–— Rafa Falcão 🦋 (@arafafalcao) August 25, 2023
O fenômeno foi registrado também por câmeras das estações da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Segundo a BRAMON, o brilho parece ter sido causado pela reentrada do estágio de um foguete Soyuz SL-4 RB, da Rússia.
Ver essa foto no Instagram
O brilho se deve ao componente sendo queimado pelo atrito com os gases atmosféricos. O veículo foi lançado do Cazaquistão na terça-feira (22), levando ao espaço uma nave cargueira Progress, que seguiu viagem à Estação Espacial Internacional.
Esta não é a primeira vez que um foguete é queimado durante a reentrada sobre os céus brasileiros. No ano passado, por exemplo, a reentrada de um Falcon 9, veículo lançador da SpaceX, causou um fenômeno semelhante, também observado no sul do país.
Trending no Canaltech:
- Code Llama | Meta lança IA que gera códigos de programação
- 🤑 IMPERDÍVEL | Soundbar Lenovo de alta qualidade com preço baixo no AliExpress
- Elon Musk cogita trocar luta com Mark Zuckerberg por debate verbal
- VAI ACABAR RÁPIDO | Galaxy S22 está MUITO barato no Magazine Luiza
- LG lança TV mais cara do Brasil por R$ 1,5 milhão
Fonte: Canaltech