Depois de quase 150 dias parados, os roteiristas de Hollywood conseguiram firmar um acordo com os estúdios de cinema, acabando com uma das greves mais longas da indústria americana. Pontos como pagamentos residuais, audiência de streamings e uso de inteligência artificial eram motivo de impasse entre o sindicato de roteiristas e estúdios, mas o acordo deve atender aos dois lados, permitindo que eles retornem às suas atividades.
- Greve em Hollywood │ Estúdios queriam ser “donos de atores” usando IA
- Sindicato aprova indicativo de greve dos atores também nos videogames
A liderança do Sindicato de Roteiristas de Hollywood (WGA, na sigla em inglês) votou a favor de um acordo com a Associação dos Estúdios de Hollywood (AMPTP, na sigla em inglês), que será válido pelos próximos três anos. Apesar de o contrato ainda precisar ser votado pelos membros do sindicato, o mandato que impedia que os profissionais sindicalizados pudessem trabalhar foi retirado, efetivamente acabando com a greve iniciada em 2 de maio de 2023.
The WGA reached a tentative agreement with the AMPTP. Today, our Negotiating Committee, WGAW Board, and WGAE Council all voted unanimously to recommend the agreement. The strike ends at 12:01 am. Check out our deal at https://t.co/c0ULMXhPL7. #WGAStrong pic.twitter.com/7z8kw9xI1p
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–— Writers Guild of America West (@WGAWest) September 27, 2023
Com a duração de 148 dias, a greve dos roteiristas foi a segunda mais longa da história da indústria, perdendo por muito pouco para a greve de 1988, que durou 153 dias. Confira os principais pontos do acordo entre o WGA e a AMPTP.
Audiência de streaming, melhores pagamentos e IA
No novo acordo entre roteiristas e estúdios de Hollywood, foram estabelecidas regras sobre o uso de inteligência artificial na criação de roteiros. A IA não poderá escrever ou reescrever um roteiro por completo, além de uma criação pela tecnologia não será considerada como um material de origem.
Outra regra é que o roteirista pode escolher se vai ou não usar IA para ajudá-lo no seu trabalho, não sendo obrigado a isso. Estúdios deverão comunicar ao profissional se algum material passado para ele foi criado ou tem porções criadas por IA, e o WGA tem o direito de reivindicar a exploração de material criado por pessoas para treinar IA.
Dessa forma, em vez de tentar lutar contra a tecnologia, o acordo permite que ela seja usada como uma ferramenta que auxilia no trabalho, em vez de substituir profissionais.
Thank you author & screenwriter @neilhimself for joining the WGA’s Authors and Booksellers solidarity picket today! Check out a clip from his speech below ✊ #WGAstrike pic.twitter.com/TYFkyNuKK9
— Writers Guild of America, East (@WGAEast) September 20, 2023
Outro ponto importante foi referente às plataformas de streaming, que não passavam dados de audiência de maneira clara e, por conta disso, pagamentos residuais acabavam prejudicados.
Para resolver isso, estúdios fornecerão dados de streaming de programas de alto orçamento que tenham sido produzidos por eles, além do número total de horas transmitidas dentro dos Estados Unidos e em territórios internacionais.
Isso ajudará na forma como os pagamentos residuais serão realizados. Dependendo da audiência em um período de 90 dias do material no streaming, será pago um bônus igual a 50% do valor fixo residual nacional e estrangeiro. Esse valor deve variar entre US$ 9 mil e US$ 40,5 mil, dependendo do tipo de produção.
Atores seguem em greve, mas talvez não por muito tempo
Apesar de o acordo com o Sindicato de Roteiristas destravar várias produções em Hollywood, o Sindicato de Atores (SAG-AFTRA na sigla em inglês) segue em greve há mais de dois meses. Com os estúdios dispostos a conversar com os profissionais, algo que não acontecia há um tempo, segundo o site Deadline, os atores devem voltar à mesa de negociações nos próximos dias, tentando encontrar uma solução para seus problemas.
O uso de inteligência artificial e melhorias na remuneração de atores são pontos importantes que devem ser abordados. Caso um acordo entre o SAG-AFTRA e a AMPTP seja feito, a produção de filmes, séries e talk shows deve recomeçar antes do final de outubro.
Trending no Canaltech:
- Windows Copilot já está disponível para todos
- Atualização do Windows 11 começa a chegar hoje (26); saiba como instalar
- Por quanto tempo vai durar a onda de calor no Brasil?
- Por que o aniversário do Google não é celebrado no dia de fundação da empresa?
- PL quer proibir revenda de carros comprados por venda direta
- Som da Liberdade | Por que um filme cristão virou alvo de polêmica?
Fonte: Canaltech