Notícias

Entenda as “tretas” entre Elon Musk e OMS sobre o acordo pandêmico

Publicidade



Entenda as

As típicas tretas do Twitter escalonaram na manhã desta quinta-feira (23). O alvo da discussão é acordo para impedir futuras pandemias, que está sendo desenhado pelos estados-membros que compõem a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, o bilionário Elon Musk, aparentemente, considera o potencial documento como uma forma de controle dos países pela Organização.

Para entender a atual confusão envolvendo organizações e nomes de personalidades tão em evidência, é preciso voltar ao tuíte do usuário Kanekoa, o Grande, postado nesta madrugada. Na postagem, está anexado o vídeo de um senador australiano defendendo o argumento de que a Austrália não deve ceder sua soberania à OMS. Para justificar o seu ponto, o político ainda ataca Bill Gates e Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor-geral da OMS, recorrendo a inúmeras fake news.

Entenda a discussão entre Musk e Tedros

Poucas horas depois, Musk responde ao tuíte e reforça que os países não devem ceder suas autonomias à OMS. Por sua vez, o bilionário e CEO do Twitter é respondido pelo próprio Tedros. O diretor-geral da OMS explica que, com o acordo, os países não irão abrir mão de suas respectivas soberanias.

“O acordo ajudará os países a se protegerem melhor contra pandemias [futuras]. Isso nos ajudará a proteger melhor as pessoas, independentemente de viverem em países ricos ou pobres”, acrescenta Tedros sobre a importância de um acordo global que possa impedir uma nova tragédia como foi a pandemia da covid-19.

OMS discursa em favor do acordo que vai prevenir futuras pandemias

Ainda nesta manhã, Tedros falou sobre diversos assuntos na tradicional coletiva de imprensa da OMS. Entre os tópicos, estavam o novo surto do vírus Marburg na Tanzânia, um mês após o registro de casos da doença na Guiné Equatorial. Também foi discutida a questão do acesso à água potável, já que, hoje, “2 bilhões de pessoas carecem de água potável e quase metade da população mundial usa serviços de saneamento que não tratam os dejetos humanos”, pontua Tedros.

Entenda as
Elon Musk e o diretor-geral da OMS, Tedros, debatem nas redes sociais acordo pandêmico (Imagem: Martin Sanchez/Unsplash)

Durante a conversa, a questão do acordo pandêmico também foi abordada, mas sem mencionar nominalmente Elon Musk. “Continuamos a ver desinformação nas redes sociais e na grande mídia sobre o acordo pandêmico que os países estão negociando agora”, pontua Tedros. “Nenhum país cederá qualquer [tipo de] soberania à OMS”, afirma.

“Como disse na semana passada, a alegação de que o acordo cederá o poder à OMS é simplesmente falsa. São fake news”, reforça o diretor-geral. Segundo ele, são os próprios países que definirão as cláusulas e “os países implementarão o acordo conforme suas próprias leis nacionais”, acrescenta.

“Se algum político, empresário ou qualquer pessoa estiver confusa sobre o que é e o que não é o acordo pandêmico, ficaremos mais do que felizes em discuti-lo e explicá-lo”, completa.

Afinal, do que se trata o acordo pandêmico?

Os debates envolvendo um acordo são pensados para que os países estejam preparados para agir contra pandemias futuras, caso estas ocorram. “A grande perda de vidas humanas, a perturbação das famílias e das sociedades em geral e o impacto no desenvolvimento estão entre os fatores citados pelos governos para apoiar a necessidade de uma ação duradoura para evitar a repetição de tais crises”, afirma a OMS.

Apesar de a OMS estar envolvida neste processo e as discussões ocorrerem entre os 194 países-membros, nem a organização e nem seus especialistas determinarão “o conteúdo de qualquer possível acordo internacional”. As definições serão decididas entre os países.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech