A indústria do sexo ainda faz muita gente corar, mas se trata de uma das mais antigas e generalizadas ocupações do planeta. Atualmente, se estima que existam mais de 13,8 milhões de acompanhantes em todo o mundo. Uma análise do serviço estatístico Havocscope refere ainda que os rendimentos associados ao setor se encontram na ordem dos 186 biliões de dólares—mais de 979 biliões de reais! Em jeito de comparação, é importante referir que a indústria mundial de cinema, por exemplo, conta com rendimentos avaliados em apenas 41,7 biliões de dólares.
Uma profissão verdadeiramente global
Moderno ou antiquado, rico ou pobre, não interessa: você pode contatar acompanhantes em todos os países. A denominada “profissão mais velha da história” também se encontra presente no Brasil, onde se estima que trabalhem milhares de profissionais do sexo. As novas tecnologias apenas ajudaram a que a indústria das acompanhantes se tornasse ainda mais cômoda e acessível. Atualmente, é mesmo possível escolher de entre centenas de acompanhantes online em sites como o mil eroticos Brasilia.
Mas afinal, quais são os países onde os acompanhantes solicitam mais? Um estudo publicado pela referida Havocscope avaliou o rendimento da indústria do sexo em vários países, e as conclusões são no mínimo impressionantes…
Os países onde mais se solicitam acompanhantes
Se você pensa que o Brasil é a capital mundial das acompanhantes, pode ficar descansado: o Brasil não se encontra no top 24 de países onde os profissionais do sexo mais fazem dinheiro. A avaliação da Havocscope concluiu que a indústria das acompanhantes é particularmente lucrativa em territórios da Europa e da Ásia, com destaque para dois países: a China e a Espanha.
A China é o país onde mais se solicitam acompanhantes, com rendimentos associados ao setor avaliados em cerca de 73 biliões de dólares. Contudo, isso já era expetável: com mais de 1,4 biliões de habitantes, a China necessita de muitas acompanhantes simplesmente porque é um país enorme!
Mais surpreendente, contudo, é o facto que na Espanha (onde vivem menos de 48 milhões de pessoas) a indústria das acompanhantes se encontre avaliada em 26,5 biliões de dólares. Isso faz com que a Espanha seja o país onde mais se investe em sexo per capita.
No terceiro lugar surge o “tímido” Japão, onde a indústria dos serviços de sexo se encontra avaliada em 24 biliões de dólares. Segue-se a Alemanha no quarto lugar com 18 biliões de dólares, mas com uma caraterística única: é que a prostituição foi legalizada no país a partir de 2002, numa medida que pretendia ajudar a aumentar a segurança e credibilidade do setor.
Outros mercados importantes
Os Estados Unidos ficaram apenas no quinto lugar da lista (14,6 biliões de dólares), seguidos de uma série de países com uma forte cultura de serviços de sexo—como a Índia, a Coreia do Sul, ou a Tailândia.
No top 24 publicado pela Havocscope surgem ainda alguns países de que ninguém estava à espera: são os casos da pacífica Suíça (3,5 biliões de dólares), da conservadora Turquia (4 biliões de dólares), ou de Israel (500 mil dólares).
Na Holanda, onde a prostituição também se encontra legalizada, a indústria das acompanhantes fatura cerca de 800 mil dólares por ano.