O eclipse lunar penumbral é a grande atração astronômica desta segunda-feira (25). Embora essa versão do fenômeno seja mais difícil de perceber em comparação aos eclipses parcial e total, vale a pena olhar para o alto e observar o brilho da Lua diminuir durante a madrugada.
- Eclipses 2024 | Veja quando tem eclipse solar e lunar neste ano
- Céu de março | Conjunções, equinócios e cometas são o destaque deste mês
No Brasil, o eclipse pode ser observado durante toda a sua duração. Abaixo, você confere os horários de observação em São Paulo; entretanto, o fenômeno pode ser visto aproximadamente no mesmo horário em todo o país.
- 01:53:16 – Eclipse penumbral começa;
- 04:12:51 – Fase máxima;
- 06:07:50 – Pôr da lua, impossibilitando observar o final do evento.
No mapa acima, a faixa rosa mostra as regiões onde o eclipse pode ser visto até o fim, ou seja, antes de a Lua se pôr. Já a faixa azulada revela os lugares onde nosso satélite natural se põe um pouco antes.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
O que é eclipse lunar penumbral?
Durante um eclipse lunar penumbral, o Sol, a Terra e a Lua estão quase alinhados, mas não totalmente. A posição ligeiramente incerta faz com que a Lua fique sob a penumbra, uma sombra mais fraca projetada pela Terra. Essa sombra não consegue esconder o brilho de nosso satélite natural por completo.
Você pode observar a penumbra na sombra de um poste projetada sobre uma calçada, por exemplo: ali, você vai notar que a parte da sombra mais próxima do objeto vai ter bordas bem mais delimitadas do que a parte mais afastada. Quanto maior e mais longe do poste, mais difusa será a borda da sombra.
Também dá para conferir o efeito da penumbra usando qualquer objeto de sua casa; basta aproximá-lo e afastá-lo da superfície enquanto uma fonte de luz (uma lâmpada ou o próprio Sol) produz a sombra.
E como tudo isso acontece durante o eclipse lunar? Bem, uma vez que a Lua já está bem longe de nosso planeta, a sombra terrestre exibe bordas difusas. Dependendo do alinhamento entre os astros, a Lua pode mergulhar rumo à umbra (parte mais escura da sombra, capaz de bloquear a maior parte da luz solar) e formar um eclipse total, ou apenas atravessar a penumbra.
Uma vez na penumbra, a Lua não consegue mais receber a totalidade da luz solar, embora continue consideravelmente iluminada pela estrela. Os desavisados podem nem perceber que um eclipse está ocorrendo, mas aqueles que souberem do evento vão provavelmente ver a diferença em relação à Lua cheia fora de um eclipse. Claro, também vai ser noite de Lua Cheia, assim como todos os eclipses lunares.
Trending no Canaltech:
- Tomografia do copo Stanley revela onde está o chumbo
- O Problema dos 3 Corpos | Por que a série tem esse nome?
- Brasil x Inglaterra | Onde assistir ao amistoso da Seleção ao vivo?
- 🤑 BAIXOU MAIS | Compre Galaxy S23 Ultra de 256 GB com cupom exclusivo
- Lançamentos da Netflix na semana (22/03/2023)
- Tempestade solar atrasa, mas pode chegar a qualquer momento
Fonte: Canaltech