Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), neste Dia dos Pais (14), mais de 100 milhões de pessoas devem ir às compras, com projeção de mais de R$ 24 bilhões no comércio eletrônico e físico. Os consumidores podem ser preparar melhor para a data, para não perder as ofertas no período.
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O Dia dos Pais é uma das datas que mais empolgam os brasileiros e impulsiona as vendas do varejo brasileiro. Dados da plataforma Similar Web, uma ferramenta de análise de sites e aplicativos, mostram que em 2021 o faturamento superou R$ 6,2 bilhões e teve aumento maior que 15% comparado a 2020.
“É uma boa oportunidade para o vendedor online realizar ações que potencializem as vendas e aumentem o alcance de seus produtos e de sua marca nas lojas e nos marketplaces”, comenta Alexandre Nogueira, CEO e fundador da Universidade Marketplaces, plataforma digital especializada em cursos e mentorias para aceleração dos negócios em marketplaces.
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O especialista, lista quatro dicas para ajudar vendedores de marketplaces a aproveitarem a data para aumentar as vendas. Confira:
Fique de olho na concorrência
“Dos vendedores principiantes aos mais experientes, é sempre necessário estar atento às movimentações da concorrência. Isso pode ajudar na comparação do seu próprio desempenho, além de trazer ideias interessantes para a forma de vender ou apresentar produtos”, explica Alexandre.
O especialista destaca que definir o segmento de atuação do vendedor é outro cuidado importante a ser seguido. Para ele, um nicho definido facilita a identificação das melhores plataformas e permite usar as principais tendências e estratégias de publicidade e vendas para o segmento.
Imagem é “quase” tudo
“Se pela foto o produto não parecer legal, suas chances de vender vão diminuir”, alerta Alexandre. “Fotos nítidas e com boa qualidade permitem que o consumidor identifique detalhes do produto e isso pode fazer a diferença na tomada de decisão da compra.”
Alexandre destaca ser necessário ter clareza na descrição do produto ofertado. “Quanto mais detalhes, informações e descrições o produto apresentar, o consumidor terá menos dúvidas. Isso pode facilitar a decisão dele e aumentar as suas chances de vender.”
Prazos, estoque e reputação
O especialista explica ser necessário ter atenção aos produtos em estoque, organizar a postagem do material e acompanhar o processo de envio até a entrega é essencial. Para ele, o prazo, o estoque e a reputação formam uma etapa da compra com grande influência na experiência do consumidor.
Uma boa avaliação feita por um comprador baseada nesses tópicos vai afetar a reputação do vendedor nas plataformas e ser um fator determinante na decisão de outros clientes. “Os consumidores optam pela entrega mais rápida e barata, mas é extremamente importante cumprir o prazo prometido”, reforça.
Use os marketplaces disponíveis
“Utilizar as maiores plataformas disponíveis são a maior vantagem competitiva que o vendedor terá. Elas já possuem seus próprios sistemas, usuários cadastrados e também parcerias com descontos e fretes diferenciados, que podem ajudar a aumentar as vendas no Dia dos Namorados e em outras datas”, sugere Alexandre.
No Brasil, existem dezenas de opções de marketplaces para os comerciantes escolherem. Os maiores em atividade e resultados são Magazine Luiza, Mercado Livre, Shopee, Amazon e Americanas.
4 dicas para marketplaces venderem mais
Matheus Pedralli, CEO da Omnik, empresa que atua na transformação de e-commerces em marketplaces e faz parte do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios, destaca que “uma experiência marcante começa no primeiro contato do cliente com a marca e vai até o pós-venda”.
O especialista explica que toda interação é importante para oferecer uma experiência completa e vantagens de compra, o que segundo Matheus fará a diferença para o negócio.
Com o objetivo de ajudar um marketplace a vender mais durante o dia dos pais, o executivo preparou quatro dicas para os comerciantes melhorarem seus resultados. Confira:
Foque na experiência do cliente
Pesquise sobre os maiores destaques de vendas no dia dos pais dos últimos anos. Descubra quais foram os produtos mais vendidos e as principais reclamações, veja se o preço dos produtos estão aumentando ou diminuindo.
“Para proporcionar uma experiência positiva, o marketplace precisa conhecer seus clientes e fazer o melhor uso dos dados levantados a favor do negócio. É preciso analisar as dores e as necessidades dos consumidores e, com essas informações, identificar o que os clientes buscam e como agradá-los”, explica Matheus.
Ofereça ofertas realmente boas
“Se o seu marketplace não der descontos realmente bons, corre o risco de perder credibilidade. Há vários aplicativos que ajudam o cliente a identificar falsos abatimentos de preços. Evite prejuízos e reclamações no Procon e na internet.”
É importante surpreender o cliente com descontos de forma estratégica. Para isso é interessante descobrir as regiões do país onde é possível oferecer frete grátis. Outra dica é estudar a margem de lucro sobre cada produto, para liberar bons descontos para o cliente, sem perder dinheiro.
Analise o estoque
Outra dica importante é controlar o estoque dos marketplaces durante datas importantes como o Dia dos Pais. Há um aumento considerável das vendas, o que pode pegar de surpresa o lojista que não gerencia as reservas de produtos.
“Durante o Dia dos Pais, sabemos que a concorrência é grande. É um diferencial e tanto ter produtos em estoque com preços baixos”, aponta o especialista.
Tenha uma estrutura que suporte o volume de vendas
Focar nos clientes, no estoque e nos produtos é importante, mas também é preciso ter uma plataforma de marketplace que ofereça uma estrutura adequada para suportar o grande volume de acessos e vendas que possam acontecer no Dia dos Pais.
“Você precisa contar com o apoio de plataformas que dão suporte às vendas, como um sistema de gestão ERP e um hub de integração com marketplaces. Além disso, faça simulações para conferir se a plataforma funciona bem com um tráfego mais intenso. Em datas como o Dia dos Pais, o site precisa estar sincronizado e rodando sem falhas”, adverte Matheus Pedralli, CEO da Omnik.
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Fonte: Canaltech