Mais uma vez o criador do Telegram Pavel Durov tece duras críticas à Apple. Em seu meio de comunicação tradicional — seu canal oficial no Telegram, obviamente —, o empresário e programador russo chamou de “obscuro” o processo de avaliação da Maçã de cada atualização que é distribuída ao iOS via App Store.
- Criador do Telegram acusa Apple de “destruir startups” com taxas da App Store
- Criador do Telegram diz que ter um iPhone torna o usuário um escravo da Apple
Após celebrar a jornada do Telegram como uma ferramenta que “aprimora a forma de comunicar de centenas de milhões de pessoas”, ele elenca as Big Techs, em especial a Apple, como entraves à evolução ainda mais rápida da plataforma.
“A única coisa desencorajadora é que comumente ficamos incapazes de distribuir as novas versões do Telegram devido ao ‘processo de análise’ obscuro imposto aos apps mobile pelos monopólios de tecnologia”, escreveu.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
“Por exemplo, nossa próxima atualização — que está prestes a revolucionar a forma como as pessoas se expressam via mensagem — ficou presa por duas semanas sob ‘análise’ da Apple, sem explicação ou qualquer feedback fornecido pela empresa”, bradou o executivo do Telegram.
Se tá ruim para o Telegram…
Na sequência de sua mensagem, Durov manda um famigerado “se tá ruim para nós, imagine para a classe média”. Não com essas palavras, obviamente, mas o criador de um dos principais rivais do WhatsApp no mundo pondera sobre as dificuldades que desenvolvedores menores devem passar.
“Se o Telegram, um dos 10 apps mais populares do mundo, recebe este tratamento, imagine as dificuldades experimentadas por desenvolvedores menores”, registrou Durov. “A situação não é apenas desmoralizadora: ela causa perdas financeiras para centenas de milhares de aplicativos móveis em todo o globo”, atacou.
Como não poderia deixar de ser, Durov termina sua crítica reforçando sua postura contrária à taxa dos 30% cobrada por Google e Apple de todo mundo que vende alguma coisa via Play Store e App Store, respectivamente.
“Esse problema está no topo da taxa de 30% que Apple e Google cobram de desenvolvedores — a qual, segundo eles, supostamente existe para pagar por recursos necessários para analisar aplicativos”, provocou o executivo russo.
“Reguladores na União Europeia e nos demais locais começam lentamente a olhar para essas práticas abusivas”, celebrou Durov”. Mas o dano econômico que já infligido pela Apple na indústria tech não pode ser desfeito”, finalizou de maneira contundente o criador do Telegram.
Confira, abaixo, a postagem completa (em inglês) de Durov:
Treta antiga
Esta não é a primeira vez que Durov ataca a Apple. Nos últimos anos, ele já acusou a empresa cofundada por Steve Jobs de “destruir startups” com suas taxas consideradas por ele como abusivas e também disse que usuários de iPhone se tornam “escravos” da Maçã.
Trending no Canaltech:
- Estas são as 4 linguagens de programação favoritas de Elon Musk
- Arqueólogos encontram tesouro depois de 366 anos de naufrágio de navio
- Atiradores de teia do Homem-Aranha se tornam realidade — e você pode comprá-los
- 7 filmes da Netflix baseados em fatos reais
- Primeiro teletransporte holográfico internacional é realizado entre EUA e Canadá
Fonte: Canaltech