Saber as taxas do Airbnb é fundamental para encontrar locais mais baratos na plataforma de aluguel de locações. Além dos hóspedes que pagam um valor para os donos das casas e apartamentos, os anfitriões também podem ser cobrados com tarifas específicas.
Conheça, a seguir, como funcionam as taxas do Airbnb para os hóspedes e anfitriões que utilizam a plataforma de hospedagem no Brasil.
O que são taxas de serviço do Airbnb?
O Airbnb afirma que as taxas de serviço servem para que a plataforma funcione sem problemas e cubra o custo do atendimento 24 horas, tanto para quem hospeda quanto para quem for utilizar uma reserva.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
A tarifa é cobrada somente quando a reserva é confirmada pelo hóspede e anfitrião no aplicativo do Airbnb. Ou seja, se o negócio não for fechado, nada será debitado da conta dos usuários. É por isso que você pode fazer várias simulações de datas e atualizar os valores de acordo com o tempo da estadia.
Como funcionam as taxas do Airbnb?
O Airbnb estipula as taxas de hospedagem a partir de dois modelos:
- Taxa dividida: como o próprio nome sugere, nesta opção as tarifas são divididas entre o anfitrião e o hóspede;
- Taxa apenas para anfitriões: as tarifas já são inclusas no valor total da hospedagem, o que significa que apenas os anfitriões pagam a taxa. Os hóspedes, neste caso, estão isentos.
Há ainda as cobranças do Imposto de Valor Agregado (IVA), que funciona como uma taxa extra cobrada exclusivamente dos anfitriões. Por enquanto, o Brasil não cobra esse imposto dos proprietários, mas se você mora em outro país e quiser alugar sua casa no Airbnb, pode acontecer de ser taxado com esse adicional.
Quanto o Airbnb cobra de taxa?
Dependendo da modalidade de tarifa, o Airbnb altera a porcentagem cobrada para o hóspede e o anfitrião.
Taxa dividida
Se for a taxa dividida, o anfitrião paga uma taxa de 3%. Proprietários que moram na Itália, ou que assinam o Airbnb Plus ou que adotam as políticas de cancelamento Super Rigorosas, pagam uma taxa extra.
O valor da tarifa é calculado do subtotal da reserva (preço por noite + taxa de limpeza + taxa de hóspede adicional, se for o caso, excluindo taxas e impostos do Airbnb), e é deduzido automaticamente do pagamento do anfitrião.
Já para os hóspedes, a maioria paga uma taxa inferior a 14,2% do subtotal da reserva (preço por noite + taxa de limpeza + taxa de hóspede adicional, se for o caso, excluindo taxas e impostos do Airbnb). Essa taxa varia de acordo com diversos fatores e é exibida na página de checkout antes da confirmação da reserva.
Tarifa apenas para anfitriões
Se a tarifa for cobrada apenas dos proprietários, a porcentagem varia entre 14% e 16%. Essa taxa é obrigatória para anúncios tradicionais de hospedagem, como flats, hotéis e locais mais requintados. Anfitriões do Airbnb Plus e com políticas de cancelamento Super Rigorosas podem pagar acima dos 16%.
Como saber a taxa de serviço do Airbnb
As taxas do Airbnb são cobradas oficialmente quando um hóspede e um anfitrião aceitam a hospedagem. Entretanto, você pode visualizar os valores estimados antes de concluir o processo.
Para saber a taxa de serviço do Airbnb:
- Entre no Airbnb e pesquise o local desejado;
- Na página do anúncio, visualize o campo de cobrança;
- Acompanhe as taxas de limpeza, serviço e demais impostos nessa seção.
Vale destacar, ainda, que o valor das taxas pode variar de um dia para o outro. O Airbnb afirma que “nós nos reservamos o direito de alterar nossas taxas de serviço a qualquer momento”, e que qualquer mudança no preço final da hospedagem será enviada para hóspedes e anfitriões. Reservas fechadas possuem a taxa fixa e não são alteradas.
Trending no Canaltech:
- Melhor celular Xiaomi para comprar na Black Friday
- Melhor celular Motorola para comprar na Black Friday
- Lua parece “achatada” em foto tirada por satélite japonês
- Nova rede social do criador do Twitter, Bluesky abre lista de espera
- Fumar cotonete faz mal e acende alerta sobre desafio do TikTok
- Startup apresenta a primeira bateria de estado sólido do mundo impressa em 3D
Fonte: Canaltech