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Carro mais barato de Singapura custa quase R$ 1 milhão; por quê?

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Carro mais barato de Singapura custa quase R$ 1 milhão; por quê? - 1

Se você acha que os preços dos carros no Brasil estão caros, o que dirá quando souber que em Singapura, região composta por pequenas ilhas no sudeste asiático, o modelo mais barato à venda custa quase R$ 1 milhão?

Antes que você pergunte se por lá o carro mais barato à venda no mercado é uma Ferrari, um Porsche ou uma Lamborghini, já vamos adiantando que a resposta curta e grossa é “não”. O modelo que em Singapura custa R$ 770 mil é um Kia Stonic EX, híbrido que no Brasil é vendido por aproximadamente 5 vezes menos: R$ 148 mil.

Qual o motivo de um carro teoricamente comum ter um valor estratosférico em Singapura? A resposta tem apenas três letras: COE. O porquê de essa sigla ser a “culpada” por um carro custar tão caro por lá é o que vamos explicar a seguir.


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Carro mais barato em Singapura custa quase R$ 1 milhão… e não é uma Ferrari (Imagem: Nick Fewiings/Unsplash/CC)

O que é o COE?

Em português, COE significa Certificado de Licença, ou Certificado de Titularidade. Esse certificado é uma espécie de mecanismo criado pelo governo de Singapura há pouco mais de três décadas (em 1990, para ser exato), com o objetivo de controlar o tamanho da frota de carros que roda no país.

O controle é necessário, na visão dos governantes, por conta das condições geográficas do local. Para quem não sabe, Singapura tem pouco mais de 700 km² de extensão, boa parte deles coberta por florestas, e conta com quase 6 milhões de habitantes.

Para que a região não se torne um caos no que diz respeito ao tráfego de veículos, foi criado o COE. O Certificado de Licença tem validade de 10 anos, mas os critérios para a expedição de novos documentos são analisados a cada 6 meses. Dessa forma, o governo pode mensurar quantos registros estão para expirar e, na sequência, quanto (ou se) a frota de carros nas ruas poderá crescer.

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Requisitos para tirar o COE são analisados de 6 em 6 meses para controlar o número de carros nas ruas (Imagem: Cris Tagupa/Unsplash/CC)

Tirar o COE custa caro

Quando dissemos, lá no início da matéria, que o COE é o principal responsável por um carro popular custar quase R$ 1 milhão em Singapura, não estávamos exagerando. E agora que você já sabe o que é e para que serve o Certificado de Licença, vai entender o porquê de ele ter tanta influência no preço final dos carros.

Desde setembro de 2023, data em que foi feita a última conta para saber quantos certificados poderão ser emitidos nos próximos seis meses, o valor cobrado para a obtenção do COE subiu, em média, R$ 77 mil, mais do que o preço de um Renault Kwid no Brasil.

Agora, o COE está custando exatos US$ 106 mil (R$ 535,4 mil, na conversão direta). Além do valor do certificado, também incidem sobre o preço final do carro outros impostos e taxas de registro exigidas pelo governo local.

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Governo em Singapura prefere investir em transporte público de qualidade (Imagem: Arulonline/Pixabay/CC)

Por conta de todos esses fatores, carros que normalmente têm preços mais em conta acabam se tornando extremamente caros em Singapura. Um Toyota Camry, por exemplo, custa aproximadamente US$ 26 mil nos Estados Unidos (R$ 131,6 mil), mas no país asiático não sai por menos de US$ 183 mil (R$ 926,6 mil).

Se você pensa que tudo lá é tão caro quanto os carros, porém, está enganado. Se em relação ao trânsito a aposta do governo está focada no transporte público de qualidade, com a clara intenção de diminuir o número de carros nas ruas, no que se refere à moradia os valores são condizentes com a realidade da população.

Um apartamento de classe média, por exemplo, custa praticamente a metade do que é cobrado por um Camry, com preços em torno de US$ 91 mil (R$ 460,8 mil).

Curioso, não? Será que essa medida daria certo no Brasil? Comente com a gente em nossas redes sociais.

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Fonte: Canaltech