A Volkswagen completa sua gama de SUVs com a chegada do Taos, utilitário médio que vai competir em um mercado dominado há anos pelo Jeep Compass e que também ganhou a companhia do Toyota Corolla Cross. E na base do sucesso de Nivus e T-Cross, a montadora mostra suas armas com um produto altamente competitivo e que vai dar trabalho aos rivais.
Em evento realizado na cidade de Americana/SP, a Volkswagen convidou um seleto grupo de jornalistas para apresentar o Taos em primeira mão. O Canaltech esteve lá e pôde verificar de perto todos os atributos desse SUV médio, que chega em apenas duas versões e tem um robusto pacote tecnológico, além de conforto e agilidade para o uso no dia a dia.
- Análise | Volkswagen Tiguan R-Line leva tecnologia e esportividade às famílias
- Análise | Virtus GTS é grande acerto da Volkswagen, mas custa caro
- Análise | Golf GTE é o melhor Volkswagen disponível no Brasil
Bem equipado e tecnológico
O Volkswagen Taos, ao menos em sua versão topo de linha, a Highline, que foi a experimentada pelo Canaltech, está bem atendido quando pensamos em conectividade e segurança. O SUV vem com a ótima central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, a mesma do Nivus, analisado em 2020, só que com algumas melhorias em termos de aplicativos base, como o Spotify, que antes não estava disponível no modelo compacto da marca.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
Já quando vamos para a segurança, o Taos brilha e está embarcado com muita tecnologia. De série, a versão Highline traz o competente piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal e, a grande novidade, a frenagem automática de emergência com identificação de pedestres. Essa melhoria foi muito pedida por proprietários do Tiguan e agora chega ao SUV médio, que vai precisar se equiparar aos modelos mais caros dos rivais, também equipados com esse recurso.
O pacote de segurança é complementado com os sensores de ponto cego e tráfego cruzado, controles de estabilidade e tração, seis airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e frenagem de emergência pós-colisão.
Em nossa viagem para Americana, conseguimos colocar as mãos no Taos, com testes feitos em ambiente controlado e livre. Portanto, a experiência de uso nas cidades será feita com a análise completa, posteriormente. Mas, mesmo com o breve contato com o SUV, foi possível aferir sua competência mecânica e conforto. Logo de cara, percebemos que ele tem porte um pouco maior do que o Compass, algo que deve atrair potenciais clientes. O entre-eixos de 2,69m e porta-malas de 498 litros são suficientes para uma família grande e que viaja bastante.
Já no comportamento, o Taos segue a competência e o histórico da Volkswagen e seus motores TSI. O SUV médio é equipado com motor 1.4 turbo de 150cv e 25,5 kgf/m de torque, o mesmo presente na versão mais cara do T-Cross e no Virtus/Polo GTS, já avaliado pelo Canaltech. Não estão previstas, porém, versões com tração nas quatro rodas e nem o motor 2.0 turbo. Há, porém, a chance de chegar uma variante híbrida no futuro.
Os itens de conforto contemplam o ar-condicionado digital e automático de duas zonas, saídas traseiras de ar, três entradas USB de carregamento rápido, direção elétrica progressiva, retrovisor eletrocrômico, sensor crepuscular, sensor de chuva e chave presencial.
Algo que também chama a atenção no Taos é seu design, exibindo uma sobriedade característica da Volkswagen, mas com importantes aditivos tecnológicos no conjunto óptico. Sua grade frontal é equipada com uma enorme faixa de LED que liga um farol a outro. Os faróis, aliás, são munidos da tecnologia IQ Light, exclusiva no Brasil e que nem mesmo modelos mais caros possuem. Com ela, há um controle maior dos feixes de luz e até economia de combustível, já que ele busca pontos escuros à frente quando há baixa iluminação.
Preços e disponibilidade
O Volkswagen Taos está disponível nas concessionárias pelo Brasil em duas versões:
- Comfortline – R$ 154.990
- Highline – R$ 181.790
Fique de olho no Canaltech para o teste completo do Volkswagen Taos em breve!
Trending no Canaltech:
- O céu (não) é o limite | Cadáver espacial, fotos do rover chinês em Marte e mais
- Quanto custa assinar todos os streamings no Brasil?
- Review Poco F3 | O premium barato que surpreende pela qualidade geral
- Cientistas imprimem tecido de fígado humano em desafio da NASA
- Os 10 filmes mais pirateados da semana (13/06/2021)
Fonte: Canaltech