Brasil

Você sabia que a primeira produção de dramaturgia da Globo foi uma série?

Publicidade



Na última terça-feira (26), a TV Globo completou 57 anos no ar. Na programação daquele dia inaugural estava uma atração chamada Rua da Matriz, exibida às 18h30. Essa foi a primeira produção de dramaturgia da emissora, trama inspirada na novela britânica Coronation Street (lançada em 1960 e que ainda continua no ar, na rede ITV).

A série nacional contou com três autores: Hélio Tys, Moysés Weltman (criador de radionovelas) e Lygia Nunes (escritora renomada). A direção ficou por conta de Graça Mello, famoso no teatro brasileiro.

Rua da Matriz foi exibida de segunda a sexta, sempre no comecinho da noite. A cada semana, uma história diferente era contada, todas se passando na tal Rua da Matriz. Os episódios tinham 30 minutos de duração.

Acompanhando os passos de pessoas comuns, de motorista de táxi a professora de piano, a atração tinha a proposta de narrar a rotina simples encarada pelas mais variadas personalidades, abordando temas universais como amor, vida familiar, esperança, desprezo, entre outros.

O site Memória Globo citou alguns tipos de moradores da Rua Matriz: casal sem filhos, fofoqueira, médico bondoso, padre apaziguador, mulherengo e solteirona.

Lenda da atuação brasileira, Milton Gonçalves fez parte do elenco da série. Estavam no time da primeira série da Globo os atores Lafayette Galvão, Miriam Pires, João Carlos Barroso, Nestor de Montemar e Milton Carneiro. ⬩

Fonte: Observatório da Televisão