O Dia do Consumidor, que ocorre todos os anos no dia 15 de março, é uma data que o comércio brasileiro vem tentando emplacar no seu calendário de altas vendas, para oferecer boas ofertas ao público. Se você tem uma loja online e quer aproveitar a data, trazemos dicas para obter uma melhor performance de vendas.
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As recomendações foram fornecidas pela Eshopper, plataforma de análise de dados de uso do setor de e-commerce. Uma coisa que podemos adiantar é que uma boa vendagem não depende apenas das ofertas. Um canal de comunicação ágil, uma apresentação completa do produto e fretes grátis ou baratos são grandes ferramentas para incrementar o faturamento.
Promoções
Claro, as ofertas são o principal chamariz de vendas e por isso os descontos merecem destaque logo na primeira página dos sites, em banners. Algumas páginas também criam um link ou aba aba específica para concentrar todas as promoções da data. De acordo com dados da Eshopper, 73% dos e-commerces avaliados têm uma categoria exclusiva para promoções.
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Avaliação de produtos
Quem compra online sabe que nem sempre se está seguro sobre o produto escolhido inicialmente. Muitos grandes sites investem em um sistema próprio de avaliação para que os demais clientes votem e comentem detalhes sobre o produto. O consumidor, ao se deparar com essas informações, pode decidir melhor se este ou aquele aparelho são a melhor compra a fazer.
Área de sugestões
Muitas plataformas de lojas online dedicam uma área a sugestões de outros produtos, que são apresentados com base no histórico e hábitos de compras de outros clientes. Aqui são sugeridos produtos semelhantes ou complementares no catálogo da mesma loja, para que o consumidor opte por uma compra maior ou busque o que quer na concorrência. É possível oferecer variações do mesmo produto, ou sugerir meias na página de um calçado, por exemplo.
Apresentação dos produtos
Ofereça o máximo possível de detalhes do produto. É importante que ele tenha várias fotos em alta resolução, que o mostre por diversos ângulos. Avalie a possibilidade de colocar um vídeo ou foto 3D, daqueles que giram o objeto de acordo com o movimento do mouse. Capriche também no detalhamento das especificações, como dimensões, peças internas e principais recursos de um celular, por exemplo.
Frete
Cada vez mais o frete grátis ou o tempo de entrega se tornam um diferencial de vendas, principalmente entre diversos sites que vendem a mesma coisa com o mesmo preço. Portanto, trabalhe com bons parceiros de logística para saber a possibilidade de oferecer isso ao seu público.
Live commerce
Essa tendência de comércio eletrônico tem crescido bastante; a China deu a partida nisso, mas a pandemia de covid, que manteve muia gente em casa em 2020, fez muitas empresas apostarem no ramo. É uma experiência de compra online via transmissão ao vivo, que pode ser feita nas redes sociais ou em uma plataforma específica. Uma de suas vantagens é permitir a interação em tempo real com uma grande base de consumidores.
Pagamento
Além do frete, que citamos acima, as condições de pagamento têm ganhado importância principalmente depois da febre do Pix. Mas não só ele: permita o uso de carteiras digitais como PayPal e Mercado Pago, cartões de crédito e débito, descontos à vista e parcelamentos. Além disso, invista em um sistema seguro para que o consumidor não tenha receio de inserir seus dados sensíveis na plataforma.
Atendimento
Em toda a jornada do cliente, a loja precisa manter no mínimo um canal de comunicação fácil e ágil, embora a tendência do momento é investir em muitos deles, do FAQ ao chatbot, do WhatsApp ao e-mail, das redes sociais ao telefone. Só cuidado: tão importante quanto disponibilizar os canais é que eles entreguem uma boa experiência ao cliente, sem deixá-lo esperando demais para tirar as dúvidas ou resolver problemas nas compras.
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Fonte: Canaltech