Nesta quinta-feira (10), será inaugurado um supermercado tecnológico no Vale do Pinhão, em Curitiba. A novidade é lançada pelo Instituto HIPELAB e, além de realizar a venda de produtos, funcionará como um laboratório para testes e pesquisas para o varejo. O projeto recebeu R$ 2 milhões em investimentos e inicia suas operações com 25 inovações tecnológicas voltadas para gestão inteligente e com foco na experiência do consumidor.
- Curitiba recebe “mercado do futuro” com IA e sem caixas no modelo “pegou, levou”
- Brasil é o país mais avançado da América Latina no uso de IA, diz estudo
Para Ricardo Pontes, COO do HIPE, o empreendimento atuará como um showroom de tecnologias e soluções para o segmento varejista através de uma experiência imersiva. “Além de testar as inovações, poderemos demonstrar cada novidade de maneira prática e realista”, afirma.
Através de uma plataforma de testes, o HIPELAB agirá como um facilitador: “Hoje, existe uma certa dificuldade para conseguir um supermercado disposto a assumir os riscos de testar uma nova solução e o HIPELAB cumprirá esse papel. Assim, quando os empreendedores forem comercializar as suas soluções, já oferecerão algo testado, validado e pronto para operar”, explica Pontes.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Novas tecnologias para o varejo
A implementação do supermercado é denominada Laboratório Nível 1 e será localizado na sede do HIPE, no Vale Pinhão, em Curitiba. O espaço é totalmente controlado e funcional, onde serão testadas as soluções desenvolvidas pelos associados do Instituto e startups do HIPE. Dentre as soluções que serão apresentadas nesta primeira fase, estão:
- Carrinho Inteligente da Nextop: que identifica, soma e recebe o pagamento das compras, pelo próprio cliente;
- Delphos: uma solução em Business Inteligence com capacidade de análise de dados veloz, que permite o cruzamento de informações com apenas um clique e oferece uma visão 360º do negócio, colocando o cliente no centro da operação.
Em seguida, a solução será testada no Laboratório Nível 2 — um supermercado da rede Verde Mais, associado do HIPE. Após a segunda fase, a tecnologia estará pronta para ser utilizada no varejo. A novidade é considerada o único ecossistema de inovação que fomenta e investe no ciclo completo do empreendedor para o setor varejista.
Apoiadores do HIPELAB
O HIPELAB foi fundado pelo Centro de Inovação HIPE; a RP Info, especialista em sistemas para gestão e automação para o varejo; e a Siga Cred, administradora de serviços financeiros. O projeto ainda é apoiado por diversos parceiros, são eles: Crialed, Nextop, Glory, Laurenti, Mercafacil, Smak, PID, Proc, Delphos, Eyevision, Fresco Labs e Verde Mais.
Trending no Canaltech:
- Cérebro de adolescente que dorme tarde se desenvolve de forma diferente
- Melhor celular Xiaomi para comprar na Black Friday
- Praga disfarçada de extensão para Chrome permite controle de PCs das vítimas
- Não estamos preparados para enfrentar um asteroide em rota de colisão
- Elon Musk anuncia que acabou com selo “Oficial” lançado hoje (9) no Twitter
- The Crown | O que você precisa lembrar para assistir à temporada 5?
Fonte: Canaltech