A Black Friday de 2021 acontece no final de novembro, e os consumidores já estão preparando listas dos produtos que querem comprar durante o período de ofertas. Mas, quais são as categorias que clientes mais buscam durante a época?
- Black Friday: 16 dicas para você se proteger de fraudes e golpes
- Golpes com Pix continuam fazendo vítimas no comércio; veja como se proteger
- Alerta: Black Friday é momento propício para o aumento de lojas falsas
Uma pesquisa da Promobit entrevistou mais de 5.000 pessoas de todas as regiões do país para saber quais são os tipos de produtos mais procurados para o evento de 2021. Segundo o levantamento, a categoria de roupas e calçados lidera o interesse dos clientes, contando com 36% das intenções de compra dos consumidores interessados na Black Friday, superando produtos como smartphones, que ficou com 35% das intenções, e computadores e notebooks com 32%.
A busca por consoles também será alta, já que a categoria aparece em terceiro com 34%, com destaque para essa sendo a primeira Black Friday após o lançamento da nova geração de videogames. Ano passado, a média de descontos dessa categoria foi de 61%.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
O Promobit realizou a mesma pesquisa no ano passado, e roupas e acessórios não estavam no Top 10 de 2020 durante o período. Para Fábio Carneiro, CEO da empresa, o resultado foi uma surpresa:
O resultado da pesquisa inicialmente foi uma surpresa, pois nos anos anteriores as categorias mais desejadas eram smartphones, informática e eletrônicos. No entanto, se pararmos para analisar friamente o contexto, muitos brasileiros deixaram de comprar roupas por ficarem mais tempo em casa, reflexo do Home Office e quarentena, e com a queda do número de casos de Covid, as pessoas estão voltando a sair mais de casa tanto para lazer quanto trabalho e isso eleva a busca por novas roupas, comenta Fabio Carneiro, CEO do Promobit
Confira a seguir as categoriais mais buscadas e o desconto médio que elas tiveram na Black Friday do ano passado:
Produtos | Nível de interesse | Desconto médio ano passado |
Roupas e calçados | 36% | 44% |
Smartphone | 35% | 28% |
Videogame (consoles e jogos) | 34% | 61% |
Computadores e notebooks | 32% | 18% |
Smart TV | 31% | 17% |
Outros eletrônicos | 23% | 22% |
Eletrodomésticos | 13% | 21% |
Ferramentas | 8% | 28% |
Móveis | 7% | 33% |
Cadeira gamer | 7% | 34% |
Por fim, o CEO da Promobit explica que as médias de desconto não são o máximo que os produtos da categoria podem cair em termos de preço, exemplificando com o smartphone Galaxy A20 em 2020, que teve desconto de 48%, 20% a mais do que a média de sua categoria.
Trending no Canaltech:
- Qual a diferença entre mar e oceano?
- 7 animais assustadores que nem parecem obras da natureza
- A Terra gira rápido. Então por que não vemos estrelas como borrões no céu?
- Este astronauta podia ter sido o primeiro a “se afogar” no espaço; entenda
- Supostas imagens de Homem-Aranha 3 reforçam rumores e revelam retorno de herói
Fonte: Canaltech