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Novo recurso do Google Docs melhora o gerenciamento de trabalhos coletivos

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Novo recurso do Google Docs melhora o gerenciamento de trabalhos coletivos - 1

O Google Docs vai tornar mais simples e completa a experiência de editar simultaneamente o conteúdo de arquivos. Um novo recurso facilitará saber quem mudou o quê em um documento compartilhado. A novidade foi anunciada em um post no blog no Google Workspace.

Para usar esta adição é só destacar a parte do texto desejada e clicar com o botão direito do mouse para selecionar a opção Show Editors (Mostrar editores, em português) no menu suspenso. O programa vai mostrar um histórico com todas as pessoas que mexeram no texto, bem como qual alteração fizeram e em qual data e horário.

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Com um simples clique dá para ver todos que mexeram no arquivo (Imagem: Divulgação/Google)

Se o usuário estiver conectado em uma conta da organização ou do Google, a exibição vai revelar o nome e a foto dele. Esta é uma ótima forma para trabalhar com arquivos mutáveis ou compartilhados por muitos usuários ao mesmo tempo.


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Também será adicionada a opção de navegar diretamente para o histórico de versões do documento para saber ainda mais detalhes sobre as alterações feitas. Isso será muito útil para restabelecer aquele parágrafo mais antigo que acabou sendo retirado na versão final ou uma tabela que deve retornar.

O recurso já está liberado desde o dia 3 de maio, mas pode levar até 15 dias para ser entregue a todos. A novidade só será disponibilizada para clientes do Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus e Education Plus — as demais versões básicas, gratuitas e essenciais ainda não contarão com esta opção.

Aprimoramento do Google Docs

O Google Docs é um editor de texto bastante completo e 100% online, que dá conta das necessidades básicas da maioria dos usuários. A vantagem é rodar diretamente em qualquer navegador, sem a necessidade de instalar programas ou consumir o processamento da máquina, o que permite o funcionamento até em computadores mais modestos.

Não importa se o uso é para atividades particulares ou ações corporativas, o software permite o acesso e a colaboração online de múltiplos usuários. Isso torna as ferramentas do Google Docs perfeitas para trabalhar arquivos compartilhados.

Lançado pela primeira vez em 2006, o app foi criado após a aquisição do redator de textos online chamado Upstartle. Com o tempo, o gigante das buscas adicionou novos programas aos seus serviços para rivalizar com os concorrentes e funcionalidades copiadas da Microsoft. Foi o caso, por exemplo, da inserção de comentários e da capacidade de editar arquivos do Office.

Usa o Google Docs para trabalhar em arquivos compartilhados? O que acha desta nova adição? Opine nos comentários abaixo.

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Fonte: Canaltech