Brasil

Imposto de Renda: veja o que fazer se você caiu na malha fina

Publicidade



Imposto de Renda: veja o que fazer se você caiu na malha fina - 1

Na última sexta-feira (23) foi anunciado o quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2022. No entanto, conforme o balanço divulgado pela Receita Federal, mais de 1 milhão de declarações foram retidas na malha fina.

Ao todo, o órgão recebeu 38.188.642 declarações do IRPF 2022. Dessas, 1.032.279 caíram na malha – equivalente a 2,7% do total. As documentações retidas constituem: 811.782 declarações com imposto a restituir (78,6%), 198.541 declarações com imposto a pagar (19,2%), e 21.956 com saldo zero (2,1%).

Principais motivos para cair na malha fina

Segundo dados da Receita Federal, 41,9% das declarações que caíram na malha fina foram por omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados. Em seguida, com 28,6%, estão os documentos com problemas nas deduções da base de cálculo, tendo como principal motivo as despesas médicas.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Já 21,9% são divergências no valor de IRPF entre o que consta em Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) e o que foi declarado pela pessoa física, entre outros; a falta de informação do beneficiário em DIRF, e a divergência entre o valor informado na Declaração do Imposto sobre a Renda Pessoa Física (DIRPF) e na DIRF. Por fim, os 7,6% restantes são motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e imposto complementar.

Como verificar se caí em malha fina?

O contribuinte que deseja saber se caiu na malha fina deve consultar o status da declaração e verificar se existe alguma pendência. Confira o passo a passo, a seguir;

  1. No site da Receita Federal, acesse o e-CAC;
  2. Faça o login e clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  3. Na aba “Processamento”, selecione a opção “Pendências de Malha”;
  4. Verifique o status da sua declaração e o motivo da retenção.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech