Faltam 90 dias para o início da Copa do Mundo do Catar! Para nós, do 90min, fica claro que se trata de um número bastante especial, e não é nem preciso explicar a razão. Entramos de vez no ritmo do Mundial, com uma contagem regressiva que irá nos levar à data de abertura da competição, no dia 20 de novembro de 2022.
A partir de hoje, a cada 24 horas será postada uma nova curiosidade a respeito da disputa que faz o planeta parar. E todas elas terão relação com o número que dias restantes para a bola rolar. Vem com a gente fazer parte deste clima e, claro, enriquecer seus conhecimentos sobre a Copa. Quem não gosta?
90, a última Copa em que o Brasil parou antes das quartas de final
O Brasil, em 1990, dividia com a Itália o posto de maior campeão (tri) da história das Copas – agora, está isolado nesta posição. Pois o Mundial daquele ano foi realizado justamente no país europeu. Os italianos foram até a semifinal, e a seleção canarinho parou nas oitavas. Desde então, sempre a equipe verde-amarela chegou, no mínimo, entre as oito melhores.
Na fase de grupos da Copa da Itália, o Brasil, comandado por Sebastião Lazaroni, terminou em primeiro lugar da chave C com 100% de aproveitamento, com vitórias sobre a Suécia (2 a 1, dois gols de Careca), Costa Rica (1 a 0, gol de Müller) e Escócia (1 a 0, gol de Müller).
Quis o destino que o cruzamento das oitavas de final fosse contra a Argentina, que defendia o título conquistado em 1986. A maior rivalidade sul-americana foi colocada à prova no dia 24 de junho, em Turim. Os argentinos, de Maradona e companhia, não vinham de boa campanha – uma vitória, um empate e uma derrota na fase de grupos, resultados que fizeram os gringos avançar, apenas, como um dos melhores terceiros colocados.
Durante o duelo no estádio Delle Alpi, a seleção brasileira foi imensamente superior. Só que El Pibe de Oro precisou fazer apenas uma jogada para desmontar a defesa e servir Caniggia, que drilblou Taffarel e chutou para o gol. O 1 a 0 em favor dos argentinos foi um verdadeiro balde de água fria em uma seleção que, se não era a favorita ao título, tinha demonstrado condições de ir mais além.
Foi em 90 que nomes como Dunga ficaram marcados de forma negativa na história do futebol brasileiro. A sorte é que, quatro anos depois, a recuperação viria em grande estilo. A Argentina, por sua vez, foi galgando espaços até chegar à decisão e ser derrotada pela Alemanha (uma nova tricampeão surgia) por 1 a 0, gol de pênalti marcado por Brehme. Já os anfitriões completaram o pódio fazendo 2 a 1 na Inglaterra na disputa de terceiro lugar – Roberto Baggio e Schillaci balançaram a rede em favor da Azzurra, com Platt descontando.
Essa foi a história da Copa do Mundo de 1990, que brasileiro nenhum esquece.
FICHA TÉCNICA: BRASIL 0 X 1 ARGENTINA – OITAVAS DE FINAL DA COPA DE 90
Brasil: Taffarel; Ricardo Rocha, Mauro Galvão (Renato Gaúcho) e Ricardo Gomes; Jorginho, Alemão (Silas), Dunga, Valdo e Branco; Müller e Careca. Técnico: Sebastião Lazaroni.
Argentina: Goycochea; Simón, Monzón e Ruggeri; Olarticoechea, Basualdo, Burruchaga, Troglio (Calderón) e Giusti; Maradona e Caniggia. Técnico: Carlos Bilardo.
Fonte: 90min