Com a chegada da Black Friday, cresce o número de buscas por eletroeletrônicos nesta segunda semana de novembro — com destaque para celulares, TVs e aparelhos de ar-condicionado. Para João Lee, CEO e sócio fundador da empresa de automação Simplex, a tendência é que os números continuem aumentando, principalmente com a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo se aproximando.
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“Essa tendência de crescimento das buscas por eletroeletrônicos deve se manter agora até a Black Friday, mas vemos que outros produtos também disputam esse espaço, como tênis e decorações”, analisa Lee. Ele destaca o crescimento das TVs, devido à proximidade da Copa do Mundo, que começa dia 20 de novembro: “Como o Brasil estreia na Copa no dia 24, possivelmente o interesse pelo produto deve se manter até a Black Friday”, prevê o CEO.
Os 10 itens mais buscados para a Black Friday
Segundo os dados do Radar Simplex, as buscas por celulares cresceram 17% em relação à semana anterior. As televisões registraram um aumento de 8% enquanto os aparelhos de ar-condicionado tiveram um crescimento expressivo de 61%. Entre as marcas de celular mais procuradas, estão Apple, Samsung, Motorola, Xiaomi e Blu.
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Os consoles de videogame também registraram um aumento, o que fez com que entrassem na relação dos dez itens mais buscados na segunda semana do mês. Demais eletroeletrônicos, como geladeiras e air fryers, não tiveram grandes mudanças e mantiveram seus índices semelhantes aos da primeira semana. As máquinas de lavar roupa, porém, perderam posições e saíram da lista dos mais procurados.
Por fim, o CEO ainda destaca a chegada de fraldas na relação de produtos de maior interesse do consumidor. “Sinal de que nem só de eletroeletrônicos vive a Black Friday. O consumidor tem interesse em todo tipo de promoção e os e-commerces precisam estar atentos a essas oportunidades de venda”, pontua Lee.
Confira a lista detalhada dos itens mais buscados na primeira e segunda semana de novembro:
# | 1ª semana de novembro | 2ª semana de novembro |
1 | Celulares | Celulares |
2 | Notebooks | Notebooks |
3 | Geladeiras | Geladeiras |
4 | Air Fryer | Tênis |
5 | Tênis | Air Fryer |
6 | TVs | TVs |
7 | Decorações | Decorações |
8 | Sofás | Aparelho de ar-condicionado |
9 | Máquina de lavar | Console de videogames |
10 | Livros | Fraldas |
Dica para o seu e-commerce não perder relevância na Black Friday
João Lee alerta que os e-commerces que já incluíram palavras e termos relativos à Black Friday em suas landing pages devem evitar fazer grandes alterações nas páginas. Segundo o CEO, os sites de buscas podem ler essas mudanças expressivas de conteúdo como uma nova página, fazendo com que o seu site perca posição no ranqueamento — o que pode atrapalhar todo o esforço de vendas no período.
“Não há problemas em fazer pequenos ajustes como preço ou prazo de entrega, mas mudanças mais expressivas nas landing pages e nos títulos podem provocar a perda do ranqueamento. É preciso estar atento a isso”, ressalta Lee.
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Fonte: Canaltech