O FC Barcelona, carinhosamente apelidado de Barça, é um dos clubes mais populares do mundo e uma potência do futebol, mas também quer ser conhecido pelo pioneirismo digital. O clube catalão decidiu leiloar NFTs inspirados em momentos históricos, criados com base em clipes de destaque com gols, conquistas de campeonatos e outros fatos, em um estilo semelhante ao NBA Top Shot.
- Matrix 4 terá NFTs que mudarão se você “tomar” a pílula vermelha ou pílula azul
- Twitter deve ganhar aba dedicada a colecionáveis em NFTs
- TikTok vai vender NFTs de vídeos de diversos artistas como Grimes e Lil Nas X
As transações deverão ocorrer por intermédio do Ownix, um mercado de transações baseado no blockchain da moeda Ethereum que oferecerá leilões diversos de itens digitais em categorias variadas, como artes, vídeos, itens de jogos e similares. Os NFTs do Barcelona serão selecionados por um comitê especial criado para essa finalidade e, em seguida, cunhados os primeiros tokens para venda em leilões únicos, marcados para o dia 24 de novembro.
Concluída a primeira leva, a Ownix deve comercializar uma segunda remessa como uma edição limitada mais ampla. A escolha do site surpreende, já que hoje o serviço tem uma quantidade bem limitada de itens para compra, como alguns poucos token de jogos e fan arts com temática do Batman. Há outros serviços maiores e com mais volume de transações, como o OpenSea, Nifty e SuperRare.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
A decisão do Barça de comercializar seus tokens não fungíveis possivelmente tem relação com a elevada dívida do clube atualmente, estimada em cerca de US$ 1,56 bilhão. Há criticas da mídia especializada sobre a forma como o clube foi conduzido nos últimos anos, que teria feito gastos exorbitantes e se comprometido com salários impossíveis de serem pagos com o orçamento atual.
Embora os NFTs não sejam capazes de solucionar a delicada situação, a arrecadação extra poderia dar um bom empurrãozinho para sanar as emergências. Além disso, é uma forma de aproximar os apaixonados fãs dos seus ídolos do passado para reviver momentos de ouro da equipe.
Fan Tokens x NFT
Essa não é a primeira incursão do Barcelona no mundo das criptomoedas, porque o clube já tinha uma moeda digital chamada FC Barcelona Fan Token, no entanto, esse modelo é restrito a transações online, com oscilações de preços e possibilidade de ganhar ou perder dinheiro. O novo leilão de NFTs será focado no aspecto artístico, com fotos e vídeos exclusivos, e não terá relação com a moeda já existente.
Aliás, o Barça não foi o primeiro clube a apostar nos tokens como força de arrecadação de dinheiro digital: na Europa, a Juventus, da Itália, foi a primeira equipe a oferecer os chamados fan tokens, em 2019. No Brasil, a prática só ganhou força este ano com Vasco, Atlético Mineiro e Corinthians.
Esses clubes apostaram nos fan tokens como uma alternativa viável aos patrocínios para arrecadar dinheiro, algo bastante complexo no mercado nacional. Ao comprar um token, a pessoa tem a chance ver o criptoativo valorizar e como contar com recursos exclusivos, sorteios, votação em enquetes, entradas gratuitas em estádios e o que mais os criadores desejarem.
Trending no Canaltech:
- Explosão solar gera “nuvem canibal” que atingirá a Terra nesta quinta (4)
- Múmia mais antiga do que se imaginava pode mudar os rumos da história egípcia
- Coruja gigante e rara faz sua primeira aparição pública em 150 anos
- Será que buracos negros poderiam criar inúmeros futuros e apagar o passado?
- Boeing recebe autorização para lançar constelação de satélites de internet
Fonte: Canaltech