Notícias

7 fábricas de carros estão paradas no Brasil; veja quais

Publicidade



7 fábricas de carros estão paradas no Brasil; veja quais - 1

O Brasil vive uma crise no setor automotivo e nem mesmo os recentes incentivos governamentais para estímulo de compra no varejo foram suficientes para esvaziar pátios e aumentar a produção — pelo contrário. Várias montadoras interromperam turnos em suas fábricas e suspenderam contratos com trabalhadores diante da baixa demanda.

Os motivos para esse momento do mercado podem ser vários, como a alta taxa de juros e os preços dos carros, que seguem exorbitantes em várias categorias. As demandas estão baixas e montadoras como Volkswagen e General Motors seguem com pátios lotados, apesar de serem líderes nas vendas entre os carros de passeio.

Esse mal momento também afeta empresas que fabricam veículos pesados, como Scania e Mercedes-Benz, que adotaram a prática do lay-off (suspensão dos contratos sem demissão) em razão da baixa demanda.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

7 fábricas de carros estão paradas no Brasil; veja quais - 2
Fábrica da Volkswagen em Taubaté produz o Polo Track (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Quais fábricas de carros estão paradas ou com operação reduzida no Brasil?

No momento, sete fábricas de veículos estão com suas operações paralisadas ou reduzidas no Brasil. A montadora mais afetada é a Volkswagen, que interrompeu ou suspendeu forças de trabalho nas plantas de São Bernardo do Campo/SP, Taubaté/SP e São José dos Pinhais/PR. No Paraná, aliás, está outra das plantas com atividades reduzidas, com a fábrica da Renault.

A Chevrolet, por sua vez, já teve mais paralisações, como nas plantas de Gravataí/SP e São Caetano do Sul/SP, mas, atualmente, somente sua fábrica de São José dos Campos/SP segue em regime de lay-off. De lá saem dois dos carros mais caros da marca à venda no Brasil: S10 e Trailblazer.

7 fábricas de carros estão paradas no Brasil; veja quais - 3
A Chevrolet S10 segue com produção bem reduzida na fábrica de São José dos Campos (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Já no segmento de caminhões e ônibus, as mais afetadas foram a Mercedes-Benz, que também está em regime de lay-off, e a Scania, que adotou o mesmo modelo. Ambas possuem fábricas em São Bernardo do Campo/SP.

Por enquanto, as montadoras não estão realizando demissões, mas sim suspendendo contratos. A expectativa é que, com a gradual melhora na economia, esperada para o segundo semestre, o poder de compra possa aumentar e, assim, dar um alento à indústria automotiva.

Fábricas de veículos paralisadas ou com atividades reduzidas no Brasil

  • Volkswagen: 3
  • Chevrolet: 1
  • Renault: 1
  • Mercedes-Benz: 1
  • Scania: 1

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech