Um grupo hacker conhecido como Nullbulge afirma ter vazado mais de 1 TB de dados de mensagens internas da Disney após invadir o Slack (plataforma de comunicação corporativa) da companhia.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Novo malware possibilita a invasão de contas bancárias de brasileiros
O vazamento foi publicado na última quinta-feira (12) e interceptou registros de mais de 10 mil canais internos do conglomerado de entretenimento — os invasores afirmam que tiveram acesso ao conteúdo a partir de um computador comprometido de um funcionário com acesso ao Slack. Os arquivos incluem mensagens, códigos, informações de login e outros dados de redirecionamento.
#DisneySlackLeak#Disney has had their entire dev slack dumped. 1.1TiB of files and chat messages. Anything we could get our hands on, we downloaded and packaged up. Want to see what goes on behind the doors? go grab it.https://t.co/saVx4lxgsy pic.twitter.com/FitM8hmOEE
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— NullBulge (@NullBulgeGroup) July 12, 2024
De acordo com o site The Wall Street Journal, existem arquivos com mensagens a partir de 2019 e a Disney diz que “está investigando o assunto”. A reportagem original teve acesso aos dados e informa que localizou conversas sobre entrevistas de emprego, manutenção do site e desenvolvimento de softwares.
Já o site Eurogamer revela que o vazamento inclui informações sobre projetos de games que ainda não foram anunciados pela empresa.
Protesto contra uso de IA
Em seu site oficial, o Nullbulge se considera “um grupo de ativistas hackers protegendo os direitos de artistas e garantindo compensação justa pelos seus trabalhos”, com críticas ao uso de IA generativa para criação de artes. Posts no X indicam que o grupo é de origem russa.
O Wall Street Journal afirma ter entrado em contato com um representante do Nullbulge. A pessoa não identificada diz que atacou a Disney “devido ao jeito em que lidam com contratos de artistas, sua abordagem de IA e o flagrante desrespeito ao consumidor”.
Recentemente, a Microsoft e a Nokia também foram vítimas de vazamentos de dados internos.
Trending no Canaltech:
- George R. R. Martin | Autor traz atualizações sobre Os Ventos do Inverno
- Samsung lista celulares antigos que vão receber recursos de IA da One UI 6.1.1
- Novo malware possibilita a invasão de contas bancárias de brasileiros
- Homem é preso por importar “arma futurista” antidrones
- WhatsApp pode ser multado em R$ 1,7 bilhão por violar lei do Brasil
Fonte: Canaltech