Depois do estado do Texas iniciar um processo contra o Google alegando práticas monopolistas em seu sistema de pesquisa, outros 37 estados e territórios nos Estados Unidos, por meio de seus procuradores-gerais, também interpelaram a gigante da tecnologia sob a mesma alegação. Segundo os documentos, a empresa estaria prejudicando concorrentes para favorecer seus serviços dentro do mecanismo de busca.
- Google Fotos agora usa aprendizado de máquina para aplicar efeito 3D
- Entenda a ação judicial que obrigaria o Facebook a vender o WhatsApp e Instagram
- EUA exigem medidas antitruste “urgentes” contra Apple, Google, Facebook e Amazon
O Google, por sua vez, já iniciou sua defesa. Segundo o Engadget, a empresa alega que seu buscador evolui conforme o feedback dos usuários, e não de modo a prejudicar os concorrentes. Como exemplo, a empresa chegou a apontar para o Bing, da Microsoft, que utilizaria as mesmas táticas.
Apesar disso, o principal ponto destacado pelo Google para se defender desse processo multiestadual vai além de simplesmente citar uma concorrente como exemplo. Para a empresa, modificar completamente seu sistema de busca poderia prejudicar pequenas e médias empresas que fazem uso da plataforma. Ainda de acordo com a gigante da tecnologia, suas buscas impulsionam mais de 4 bilhões de conexões diretas para empresas mensalmente, mesmo que essas indicações não tenham a ver com empresas ligadas a ela.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
“Redesenhar a Pesquisa do Google dessa forma prejudicaria a qualidade dos resultados da pesquisa. E isso prejudicaria empresas como pequenos varejistas, restaurantes, oficinas, companhias aéreas e hotéis cujas listagens no Google os ajudariam a serem descobertos e a se conectar diretamente com os clientes. Nossa página de resultados de pesquisa, que costumava mostrar 10 links, agora mostra uma média de 26 links de saídas em dispositivos móveis”, explicou a empresa em comunicado.
Mais detalhes do processo devem ser revelados em breve.
Trending no Canaltech:
- Alerta! 28 extensões para Chrome e Edge possuem vírus; desinstale-as já
- Meteoro 100 vezes mais brilhante que Vênus iluminou o céu de São Paulo
- Imagens de satélite mostram a sombra da Lua na Terra durante o eclipse solar
- Mais um app passa de 1 bilhão de instalações na Play Store; saiba qual é
- Razer anuncia pré-venda de sua cadeira gamer no Brasil; confira preços e versões
Fonte: Canaltech