A Microsoft trabalha em um assistente de busca baseado em inteligência artificial para o seu buscador, o Bing. Semelhante às soluções das rivais Google e Apple, o agente seria capaz de sanar dúvidas rápidas, dialogar sobre temas comuns e até palpitar sobre quais produtos comprar.
- Microsoft Edge testa suporte a arquivos do Office e mais novidades no Windows 10
- Usar a barra de pesquisa do Microsoft 365 vai gerar recompensas
- Google terá que incluir o Bing como opção de buscador do Android na Europa
O projeto foi construído sobre uma inteligência artificial experimental da Microsoft com respostas baseadas nos resultados obtidos pelo Bing, semelhante ao modo em que o Google Assistente e a Siri atuam. Ainda sem nome, o assistente do buscador seria adicionado à tela de pesquisa como um botão de chat no canto inferior direito.
Suas habilidades, no entanto, parecem ser um tanto limitadas. Sobre a Microsoft, ele é capaz de responder perguntas básicas com respostas bem simples. Quando o site Windows Latest, responsável pela descoberta, mandou apenas “Windows 10” como uma mensagem, o robô foi pontual: “Eu tenho um computador com Windows 10. É uma nova versão do Windows”.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Entretanto, ele indica que pode ter habilidades mais úteis quando se depara com perguntas mais complexas, como a sugestão de produtos ou marcas — embora pareça preferir pelas marcas aliadas à Microsoft. Ao ser questionado sobre qual notebook para trabalho comprar com até US$ 900, o assistente sugeriu o seguinte: “se você quer um notebook que rode todas as versões do Windows, então eu recomendaria um Lenovo”.
Estranho, também, é o fato de ele não ter sequer mencionado os produtos Microsoft Surface, da própria companhia e que também rodam as versões mais recentes do Windows. Na procura de respostas relacionadas à atualização Sun Valley, o assistente do Bing se limitou a dizer que será uma “grande atualização do Windows”.
Ainda desengonçado
Diferente de assistentes mais “humanizados”, a inteligência artificial do Bing não consegue explorar diálogos descontraídos, pelo menos por enquanto. Ao se deparar com a pergunta “qual o seu filme favorito?”, o robô não pode responder e, no lugar, apenas repete a pergunta ao usuário pedindo por algum esclarecimento.
Não há previsão para lançamento do assistente de buscas do Bing, tampouco se ele de fato será liberado para o usuário final. Ademais, o suporte para outros idiomas também seria fundamental para viabilizar as conversas, mas também não foi confirmado.
Trending no Canaltech:
- Veja a lista dos apps que mais drenam silenciosamente a bateria do seu celular
- Cursos grátis para quem quer começar – ou já é um iniciado – na área de TI
- App “quase morto” do Google ultrapassa 5 bilhões de downloads no Android
- Eclipse e superlua cheia acontecerão ao mesmo tempo nesta madrugada; assista!
- Empresas apostam em telhas com grafeno para gerar energia elétrica
Fonte: Canaltech