A Arábia Saudita provavelmente nunca é o primeiro país que vem à mente das pessoas quando se fala sobre a indústria de videogames. No entanto, isso não impede que o país do Oriente Médio faça grandes investimentos relacionados a jogos. De fato, a Arábia Saudita esteve ocupada investindo parte de seu dinheiro em várias empresas de videogame nos últimos dois anos, e seu último investimento nesse espaço pode ser considerado um dos mais importantes.
Por meio de seu Fundo de Investimento Público (PIF), a Arábia Saudita vem tentando diversificar seu portfólio de investimentos além de apenas petróleo e gás. O fundo soberano de US$ 500 bilhões foi usado para comprar ações de empresas em vários setores, com a visão de se tornar uma potência global de investimentos. Dentro da indústria de videogames, o PIF tem como alvo alguns dos maiores nomes, sendo o exemplo mais recente a Nintendo.
Conforme relatado pela Bloomberg com base em um pedido feito ao Ministério das Finanças do Japão, o PIF da Arábia Saudita adquiriu recentemente 5,01% de participação na Nintendo. A compra deve tornar a Arábia Saudita o quinto maior acionista da Nintendo, de acordo com dados compilados pela Bloomberg, o que é substancial, considerando que a Nintendo está facilmente entre as cinco maiores empresas de jogos em receita ao lado de Tencent, Sony e Microsoft.
Esta não é a primeira vez que a Arábia Saudita compra participações de mais de 5% em empresas japonesas de videogames. No início deste ano, o PIF do país foi usado para adquirir 5% de participação da Capcom e da Nexon em negócios que foram avaliados em mais de US$ 1 bilhão. Outras empresas de jogos nas quais o país tem participação incluem EA, Take-Two Interactive e Activision Blizzard, com a última dando à Arábia Saudita a chance de lucrar uma vez que a aquisição da Microsoft seja concluída com sucesso.
Via: Game Rant/Screen Rant/Bloomberg
Fonte: Observatório de Games