Após muita incerteza e até questões sobre se iria existir o Brasileirão 2020, a CBF lançou o novo calendário, que prevê não só o Brasileirão com as 38 rodadas, como também todas as competições nacionais e internacionais. Está assim previsto que o futebol brasileiro retorne já no dia 9 de agosto, se concluindo a 24 de fevereiro.
De fato, a CBF está agora aguardando pelas decisões finais de organizações como a Conmebol, para entender como poderá criar o calendário da Copa do Brasil, por exemplo. Por isso, o que se espera é que haja Copa Libertadores 2020, bem como a Sul-americana.
Essa decisão final da CBF foi aceite por 19 times das 20 do Brasileirão Série A, após várias reuniões com os responsáveis de todos esses times. Além disso, o mais provável é que, principalmente nos primeiros meses, não haja torcedores nas arquibancadas. Porém, poderá receber notícias esportivas atualizadas sobre o futebol brasileiro, para que nunca perca nada do melhor futebol no Brasil.
A importância de haver Brasileirão em pontos corridos
Foram muitos meses com o futebol brasileiro parado, tendo surgido nesse período várias ideias de como o Brasileirão poderia ser encurtado, incluindo o sistema de mata-mata, como acontecia há alguns anos. No entanto, existiria sempre o problema das exigências televisivas, bem como dos contratos com propagandas assinados.
Ora, caso os 20 times do Brasileirão não quisessem perder receitas – que são cruciais para sua sobrevivência financeira -, teriam que necessariamente chegar a acordo quanto ao novo calendário do Brasileirão. Ao que tudo indica, a rede Globo, não estaria disposta a pagar pelos direitos do Brasileirão, quando iria haver menos jogos daqueles que estavam previstos.
Dessa forma, e para bem do futebol e dos compromissos dos principais times brasileiros, existiu mesmo a necessidade de se chegar a um acordo que não colocasse em causa os contratos dos profissionais dos times. Felizmente, o acordo foi concretizado, sendo que milhões de torcedores brasileiros poderão agora assistir aos seus times favoritos, na segurança de suas casas.
O grande exemplo das principais Ligas
Felizmente, a CBF poderá olhar e estudar o que está acontecendo com as principais Ligas de futebol principalmente na Europa. Tendo campeonatos como a Série A, Premier League ou La Liga recomeçado há já várias semanas, o Brasileirão poderá tirar os bons exemplos dessas Ligas e implementar também as boas práticas que estão sendo usadas.
Até ao momento, os jogos têm decorrido como planejado, não havendo registros de problemas com jogadores ou técnicos. Assim, está provado que, com organização, conhecimento e segurança, será sim possível olhar para o retorno do futebol brasileiros com excelentes perspetivas.
O mesmo se acredita que possa acontecer nas provas internacionais como a Copa Libertadores. No entanto, por se tratarem de provas que envolvem vários países, questões de logísticas e de proteção terão ainda que ser discutidos. Por exemplo, já no próximo mês de agosto a Liga dos Campeões e a Liga Europa vão decorrer, sendo que as duas provas se vão focar somente em duas cidades.
Quem entrará melhor no Brasileirão?
Confirmado o retorno do futebol brasileiro, após mais de três meses de sua paragem, a questão se coloca, quem beneficiou mais desse período de inatividade. Será que o time do Flamengo se vai apresentar tão forte como no ano passado? Muitos torcedores e até as casas de apostas acreditam que Flamengo é o claro favorito, pois manteve grande parte do elenco que tanto conquistou na temporada passada.
Ainda assim, é importante relembrar que o Fluminense recentemente ganhou do Flamengo a final da Copa do Rio. Pelo que os times do Brasileirão sabem que não existe time imbatível. Sendo o Brasileirão considerado uma das Ligas mais competitivas do mundo, se aguarda muita incerteza, espetáculo e disputas equilibradas até ao final tanto da Série A, como das restantes competições nacionais.