Campeonato Brasileiro

Quem é Lily Yohannes, meia-atacante dos Estados Unidos que brilhou contra o Brasil

Publicidade



90min pt-BR.

O sonho de virar jogadora se tornou realidade e Lily Yohannes é uma das grandes joias dos Estados Unidos e do Ajax (Holanda). São apenas 17 anos, mas um talento que merece atenção. A jovem foi um dos grandes destaques no amistoso diante da Seleção Brasileira disputado no último final de semana na Califórnia e vencido pelas donas da casa por 2 a 0.

Apaixonada pelo futebol desde criança, decidiu construir o seu futuro na Europa em um dos países que respiram o esporte. Já em solo holandês, Lily Yohannes iniciou sua trajetória em um time masculino devido o seu talento acimada da média, conforme explicou a jogadora que atua como meia-atacante em entrevista exclusiva ao The Guardian.

Lily Yohannes

Lily Yohannes tem contrato até junho de 2026 / Soccrates Images/GettyImages

“Quando nos mudamos para a Holanda entrei para um time de meninos. Eu era considerada uma jogadora de alto nível para uma menina, então me encaixei com os meninos e isso é bem comum aqui.”

– Lily Yohannes

O talento dela despertou a atenção do Ajax e aos 15 anos ela ganhou uma oportunidade ainda nas categorias de base. No entanto, não demorou muito para assinar um contrato profissional e se tornar a jogadora mais jovem a fazer história com a camisa do clube.

“Tento não pensar na pressão porque simplesmente gosto de jogar futebol.”

– Lily Yohannes

A jovem continuou fazendo história e aos 16 anos, entrou em campo com a camisa do Ajax pela Champions League Feminina 2023/24. Na ocasião, com a meia-atacante de titular, o time holandês caiu nas oitavas de final da competição, em duelo contra o Chelsea. Com bom desempenho, Lily não balançou as redes, mas cedeu duas assistências durante sua participação.

Lily Yohannes

Pelo Ajax ela soma 22 jogos na temporada 2024/25 / Brad Smith/ISI Photos/USSF/GettyImages

Ela recebeu sua primeira oportunidade na seleção principal em junho de 2024 e não decepcionou – fez um dos gols na vitória por 3 a 0 sobre a Coreia do Sul. Desde então participou de mais quatro partidas, sendo que das cinco esteve entre as 11 em duas ocasiões.

Nesta Data FIFA ela começou no banco de reservas contra o Brasil, mas entrou no segundo tempo e incomodou muito a defesa canarinho, sendo considerada por muitos uma das melhores em campo.

Leia mais notícias do futebol feminino:

Aniele Lacerda , 90min pt-BR.

Fonte: 90 minutos..

Tue, 08 Apr 2025 02:48:11 +0000