A temporada 2022-23 da Premier League está se preparando para sua emocionante conclusão. Com apenas nove jogos para jogar na hora de escrever, o Arsenal está oito pontos à frente do Manchester City no topo da tabela. Entretanto, os defensores do campeão Pep Guardiola não vão desistir de perseguir os homens de Mikel Arteta até que eles estejam matematicamente fora da equação.
Há também uma batalha emocionante para os quatro primeiros, com apenas três pontos separando Newcastle United, Manchester United e Tottenham Hotspur na valiosa corrida pelas vagas na Liga dos Campeões. Na outra ponta, a sucata do rebaixamento é igualmente aberta – com apenas sete pontos separando Southampton aos pés da mesa e Crystal Palace no 12º lugar.
Assim, à medida que todas essas grandes histórias começam a se desdobrar, vamos dar uma olhada em alguns dos times que foram cotados para uma boa temporada pela Betfair Sportsbook, mas acabaram caindo bem abaixo da expectativa.
Liverpool
Segundo por um ponto para Man City com uma contagem respeitável de 92 pontos na última temporada, não muitos teriam dado a dica ao Liverpool para ter tal queda de graça nesta campanha. Além de sua boa exibição na Premier League, os Reds venceram tanto a FA Cup quanto a League Cup e chegaram à final da Liga dos Campeões – acabando perdendo para o Real Madrid em Paris.
Portanto, poucos teriam previsto que a equipe de Jurgen Klopp teria uma queda tão grande neste ano. No momento em que escrevemos, o Liverpool está em oitavo lugar na tabela da Premier League com uma taxa de vitórias inferior a 50% e, embora os quatro primeiros colocados não estejam fora de questão, pois estão apenas 10 pontos atrás do Manchester United, você certamente não apostaria no clube de Merseyside para recuperar esse déficit – especialmente na forma atual sem uma vitória em seus três últimos jogos.
Chelsea
A segunda metade da última temporada foi nada menos que um período turbulento para o Chelsea, pois Roman Abramovich foi sancionado pelo governo britânico e seus bens foram congelados – deixando o futuro do clube em dúvida. Desde então, Todd Boehly comprou o equipamento do oeste de Londres da Rússia por uma taxa recorde mundial, mas o passeio de montanha-russa continuou.
O americano gastou mais de meio bilhão em jogadores nas duas últimas janelas de transferência, trazendo jogadores como Wesley Fofana, Enzo Fernandez e Mykhaylo Mudryk por taxas massivas, mas os Blues não têm nada a mostrar em termos de resultados, já que estão em 11º lugar na liga. Boehly também já demitiu Thomas Tuchel e Graham Potter e a nomeação de Frank Lampard até o final da temporada não é nada convincente.
West Ham United
Um time que nunca se esperava ganhar o título com aqueles que apostavam na Premier League, o West Ham United ainda era cotado para competir na metade superior da tabela após duas promissoras campanhas sucessivas sob o comando de David Moyes.
O Hammers foi sexto na temporada 2020-21 e sétimo no ano passado, quando também chegou à semifinal da Liga Europa. No entanto, os londrinos do leste recuaram maciçamente nesta temporada e se encontram em sério perigo de enfrentar o rebaixamento. O West Ham é um dos quatro times atualmente com 27 pontos e está apenas fora dos três últimos por diferença de gols.