Se o Bahia é o clube mais consciente socialmente do futebol brasileiro, sua torcida acompanha esse status. Em meio a um cenário de exceção – total paralisação do calendário nacional em virtude da pandemia de coronavírus -, os torcedores tricolores pensaram naquelas pessoas que dependem da bola rolando e dos estádios cheios para sobreviver: os vendedores ambulantes que trabalham na Fonte Nova.
Com objetivo de não deixar esses trabalhadores desamparados, a Frente Esquadrão Popular, uma das torcidas do clube, lançou a campanha chamada ‘Fiado Invertido’. Como destaca o Globoesporte, a iniciativa consiste em estimular que torcedores de arquibancada comprem produtos de forma antecipada através de uma ‘vaquinha online’, recebendo o que compraram posteriormente, quando o calendário for retomado.
A ideia é simples! A gente compra, agora, os produtos dos ambulantes através de um financiamento coletivo e quando a quarenta passar, recebemos os produtos no estádio. Não entendeu, então se ligue nesse vídeo! #FiadoInvertido https://t.co/AfYOE0tXAK
— Frente Esquadrão Popular (@EsquadraoFrente) March 29, 2020
“A campanha vai alcançar os que mais precisam. Têm pessoas que ali e só um bico, mas para outros é sobrevivência. A ideia é que o dinheiro chegue para quem mais precisa. A ideia é também que a iniciativa incentive mais pessoas a fazerem o mesmo, até porque não podemos ajudar todo mundo. Então quanto mais ajuda, melhor”, afirmou Leonardo Dantas, do FEP.
Se você tem interesse e condições de ajudar, contribua aqui e aqui.
Fonte: 90min