Dando continuidade à série “Guerreiras do Brasil”, o 90min apresenta, nesta segunda-feira (3), mais uma jogadora fundamental que estará em ação pela Canarinho na Copa do Mundo de 2023, a partir do próximo dia 20 de julho. Faltando apenas 17 dias para a bola rolar pelo torneio mais grandioso do calendário do futebol feminino, chegou a hora de contarmos um pouquinho da história de Débora Cristiane de Oliveira, mais conhecida como Debinha, uma das favoritas do torcedor brasileiro.
Pequena em estatura, mas gigante dentro das quatro linhas, a mineira de Brazópolis veste a camisa da Seleção Brasileira há doze anos e pode ser considerada uma das veteranas deste grupo de Pia Sundhage. Sob comando da treinadora sueca, aliás, Debinha se consolidou como legítima camisa 9 e expoente artilheira da Canarinho: é a grande goleadora do Brasil neste ciclo, com 29 bolas na rede.
Debinha trocou o North Carolina Courage pelo Kansas City Current no início deste ano | Andy Mead/ISI Photos/GettyImages
Entre os títulos mais importantes de sua carreira estão a NWSL de 2019, quando foi eleita a craque da conquista do North Carolina Courage, e a Copa América de 2022 pela Canarinho, tendo marcado o gol do título sobre a Colômbia. Decisiva, a pequena notável agora sonha com a maior das taças: a da Copa do Mundo. Pra cima delas, Debinha!
Fonte: 90min