O Esporte Clube Bahia vai ter uma missão bastante complicada na noite desta quarta-feira (29), quando encara o São Paulo na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dentro do Z-4, o Esquadrão de Aço está fazendo contas para saber do que precisa para evitar o rebaixamento e seguir na elite do Brasileirão.
Um ponto relevante é que o Tricolor depende apenas de si para seguir entre os melhores 20 times do Brasil em 2024. Portanto, o objetivo número um é simples: vencer os próximos três jogos – contra São Paulo, América-MG e Atlético-MG. Se fechar a sequência com 100% de aproveitamento, o clube chega a 50 pontos e escapa do descenso.
Isso porque, com três novos triunfos, o Bahia ficaria com 50 pontos e 14 vitórias. O Vasco, após o revés para o Corinthians, agora só pode atingir 48 pontos e 13 vitórias. Já o Timão pode ir até 53, com 13 vitórias. Vale frisar que o número de vitórias é o primeiro critério de desempate.
Outra conta favorável para o Bahia é: somar duas vitórias e um empate nas próximas três partidas. Ou seja, é obter mais sete pontos. Se isso acontecer, o Esquadrão chega a 48 pontos (e 13 triunfos) e se garante na próxima edição da Série A. O time comandado por Rogério Ceni também pode seguir na elite com uma vitória e dois empates, mas aí vai depender de diversos outros resultados.
Seja qual for a conta, o Bahia sabe que depende apenas de si para seguir no Brasileirão Série A e, além disso, que não pode pensar em outros resultados se não fizer sua parte. São três jogos e três decisões para o clube.
Fonte: 90min